
O cenário da pandemia do coronavírus em Jundiaí voltou a ter uma maior preocupação. O cenário é de aumento de casos e internações e esta quinta-feira (27), o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), junto com o gestor de Promoção de Saúde, apresentaram, o atual cenário da cidade. Mas além das medidas preventivas, eles pedem que os moradores façam a sua parte.
A orientação, segundo o setor de Saúde, é que evitem aglomerações, usar máscaras e álcool em gel. A apresentação foi feita por transmissão ao vivo nas redes sociais.
Um dos indicadores que preocupam a Gestão de Saúde é o aumento de casos de síndrome gripal no município. “Sabemos que pelo menos metade das pessoas que está com síndrome gripal deve positivar para o coronavírus”, explicou Luiz Fernando.
“Estamos fazendo aqui uma antecipação, avisando todos nossos moradores da importância de tomar todos os cuidados, para evitarmos mais problemas no futuro. A vida é a nossa principal preocupação.”
O quadro de internações
Na última semana, o Hospital São Vicente registrou 87 internações por COVID-19, o que é semelhante ao pior momento da pandemia no ano passado, em sua primeira onda. “Isso significa que o platô no qual estamos agora, depois da segunda onda, já se iguala ao máximo da primeira, o que é muito preocupante”, declarou o gestor de Saúde da cidade.
Atualmente, o Hospital São Vicente tem 164 leitos destinados ao tratamento de pacientes COVID-19. No pico da segunda onda, entre março e abril, a cidade chegou a ter 272 leitos ocupados, incluindo fora do Hospital, como na UPA do Vetor Oeste. “Precisamos lembrar que as outras doenças não pararam, que o sistema tem seu limite”, disse Texera. “Nenhum sistema de Saúde no mundo suporta um volume muito grande de internações em um curto período de tempo.”
LEIA TAMBÉM



