Animais são resgatados de queimadas em Campo Limpo Paulista
Todos foram pelados para o CRAS da Mata Ciliar
As ocorrências de incêndio ainda assolam a Região de Jundiaí e os animais são as principais vítimas, junto com a mata. Mas neste mês de julho, os bichos foram resgatados a tempo pela Defesa Civil de Campo Limpo Paulista.
Segundo o órgão, já foram atendidas 37 ocorrências de incêndios florestais, com prejuízo de, aproximadamente, 42 mil m² de área queimada e captura de várias espécies de bichos. Dos animais capturados estavam, um macaco, dois porco-espinho, três cobras e sete gambás Saruês. Todos receberam cuidados com médicos veterinários. Dois deles foram direcionados para o CRAS da Mata Ciliar. Já os demais foram soltos para o habitat natural.
O coordenador da Defesa Civil, Thiago Schiavinato Novak, ressalta a importância de não atear fogos e emite alerta de queimadas por conta da baixa umidade do ar. “Pedimos para que a população tenha cuidado, grande parte das ocorrências é causada por ação humana, seja por queimar lixos ou terrenos, os danos são irreparáveis, tanto para a vegetação quanto para a vida dos animais”, afirma.
De acordo com a lei estadual n° 9.605, provocar incêndio em mata ou floresta é crime. A pena é de um a três anos de reclusão. Em caso de denúncias, ligue para a Defesa Civil, pelo número 199 ou, ainda, pelo WhatsApp: (11) 97549-8743.
LEIA TAMBÉM