CulturaPolícia

Tragédia para a cultura. Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira

Local conta com o maior acervo cinematográfico do Brasil

Na noite de quinta-feira (29), o galpão da Cinemateca Brasileira, localizada na Zona Oeste de São Paulo, foi atingida por um incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas e parte do local, que guarda parte do maior acervo cinematográfico e cultural do Brasil.

De acordo com os bombeiros, foi enviado um chamado para ocorrência de fogo numa edificação comercial por volta das 18h na Rua Othão, 290. No local há um conjunto de galpões, de cerca de 6.356 m² de área construída, onde parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado.

Créditos: Divulgação/Corpo de Bombeiros

A Cinemateca Brasileira é de responsabilidade do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em Brasília. Em nota, a secretaria informou que “lamenta profundamente e acompanha de perto o incêndio que atinge um galpão da Cinemateca Brasileira” e que foi pedida uma investigação à Polícia Federal para apurar as causas do fogo.

A capitão do Corpo de Bombeiros, Karina Paula Moreira explicou que a origem do fogo foi durante serviço de manutenção de ar condicionada feita por uma empresa terceirizada. Durante o reparo, uma faísca teria dado início ao fogo, e a empresa não conseguiu controlá-lo.

“O incêndio começou em uma das salas de acervo histórico de filmes que fica no primeiro andar. Essa parte é dividida entre três salas, uma delas com acervo de filmes entre 1920 e 1940 e uma das salas de arquivo impresso, também histórico. Estamos levando o que foi queimado e preservado dentro dessas três salas – provavelmente nada. Porém, no andar térreo, tem uma parte grande do acervo histórico que não foi atingida”, afirmou.

O local

O galpão da Cinemateca Brasileira abrigava 1 milhão de documentos gravados da antiga Embrafilme. Entre eles haviam roteiros, artigos em papel, cópias de filmes e documentos antigos. Alguns tinham mais de 100 anos e seriam usados na montagem de um museu sobre o cinema brasileiro.

Foram necessárias 15 viaturas com 70 bombeiros foram enviados para combater o fogo. Segundo o major Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, no galpão há materiais altamente inflamáveis. Os bombeiros disseram ainda que a estratégia para combater o incêndio foi confinar o fogo, impedindo que ele se alastre para galpões vizinhos. Mas apenas o primeiro andar foi atingido.

Leia a nota da Secretaria Especial de Cultura

“A Secretaria Especial da Cultura lamenta profundamente e acompanha de perto o incêndio que atinge um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP). Cabe registrar que todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição.

A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico. Por fim, o governo federal, por meio da Secretaria, reafirma o seu compromisso com o espaço e com a manutenção de sua história.”

LEIA TAMBÉM

Museu da Língua Portuguesa vai ser reaberto ao público

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios