
Nesta quinta-feira (12), houve uma reunião envolvendo os prefeitos de Jundiaí, de Itupeva, Louveira e Vinhedo. Em pauta, o Distrito Turístico Serra Azul foi discutido e a ideia é buscar medidas para potencializar e desenvolver ainda mais o turismo local.
Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), um planejamento estratégico para melhorar o Distrito Turístico e atrair mais visitantes. “Queremos preparar a região e articular setores que tenham interdependência na execução de projetos relevantes para a criação do Distrito Turístico e potencializar o modelo mais estratégico na condução dos trâmites necessários”, declarou.
Cesar Federmann apresentou os dados potenciais para o Distrito Turístico Serra Azul e o master plan de infraestrutura turística. Ela inclui uma rede de empreendimentos, policiamento turístico, sinalização própria e ainda escola profissionalizante para capacitar a mão-de-obra.
O representante da Secretaria de Turismo orientou que, enquanto aguardam a tramitação do processo que regulamenta os distritos turísticos no Estado de São Paulo, os municípios podem iniciar algumas ações. “O pré-requisito é ter a anuência de cada um dos municípios participantes, que devem também promover uma consulta pública sobre o tema, o que pode ser realizado por meio do Conselho de Turismo”, explicou.
Saiba mais
O Distrito Turístico Serra Azul será formado por áreas das cidades de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo. A criação ocorrerá tão logo a regulamentação da Lei dos Distritos Turísticos seja publicada por meio de decreto do Governo do Estado.
Os distritos turísticos têm como objetivo estimular a atração e a implantação de empreendimentos. Elas irão ampliar as atividades econômicas associadas ao turismo, geração de renda e de empregos e fomentar parcerias entre as iniciativas públicas e privadas, voltadas à promoção do turismo estadual.
O Distrito Turístico Serra Azul pretende tornar-se um dos maiores polos receptores de turistas da América do Sul.
LEIA TAMBÉM