Jundiaí celebra o Dia da Árvore com plantações em vários pontos da cidade
Ação envolveu crianças, adultos e o poder público

Nesta terça-feira (21) foi celebrado o Dia da Árvore e Jundiaí realizou um série de plantações em três bairros da cidade. A ação mobilizou crianças, adultos e o poder público, onde a mensagem da conservação do meio ambiente foi passada.
Um dos eventos ocorrem com 62 alunos da EMEB Aparecido Garcia, do Jardim Martins, levados pela Unidade de Gestão e Educação (UGE) para uma visita ao Mundo das Crianças. Lá elas fizeram o plantio de 44 mudas de árvores nativas e frutíferas no Espaço Paca, em frente aos escorregadores.
Nessa mesma data, a DAE Jundiaí, empresa responsável pela administração do Mundo das Crianças e na qualidade de integrante do Consórcio PCJ, também realizou o plantio de uma muda de ipê branco no Mundo das Crianças, em uma ação conjunta com todos os membros da entidade.
Ao final do passeio, ainda pela parceria com a PCJ, as crianças receberam sementes de ipês coloridos, além do gibi desenvolvido pela DAE sobre uso consciente da água. “O plantio e a entrega das sementes são atos simbólicos que representam o cuidado que a DAE e o Consórcio PCJ mantém com o meio ambiente”, pontuou o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.
Complexo Fepasa
Já no Complexo Fepasa, ao lado do prédio da Fatec, mais 10 árvores foram plantadas. Gestores, técnicos e três crianças que fazem parte do Comitê das Crianças de Jundiaí estiveram presentes.
“As ações de plantio de árvores vão ao encontro da proposta de Jundiaí como cidade sustentável, que olha para o futuro”, declarou o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB). “Aqui, nas obras e nos espaços públicos, investimos no paisagismo e em espaços verdes, como parques e praças, para a convivência de pessoas e famílias.”
Todos os programas de governo de Jundiaí estão alinhados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Isso torna essencial o investimento em ações ecologicamente corretas.
Ilha de calor
Na região da Vila Arens e do Vianelo, a Prefeitura iniciou um programa de arborização. O ato começou pela quadra onde se encontra o Mercadão da Vila Arens. Foram plantadas ali 63 mudas nesta primeira fase. Mas até o final do ano, serão mais 163.

O bairro é considerado uma “ilha de calor” e o plantio tem como objetivo melhorar o conforto térmico no local, a qualidade do ar, a redução dos ruídos e a saúde dos moradores, além de deixar a paisagem muito mais bonita.
Já na parte da tarde, as ações ocorreram na avenida Engenheiro João Fernandes Gimenes Molina, no Distrito Industrial. A partir de uma ação da empresa Siemens, foram plantadas no local 81 árvores em parceria com a Prefeitura de Jundiaí e o Instituto Refloresta.
LEIA TAMBÉM