Praias da Baixada Santista estarão liberadas durante o Réveillon
Mas a decisão pode mudar casos os índices da pandemia piorem
O Réveillon de 2020 para 2021 ficou marcado por praias fechadas e ruas praticamente sem movimento na Baixada Santista, em decorrência da pandemia do coronavírus. Mas na festa de 2021 para 2022, ao menos por enquanto, será diferente. Mesmo sem as festas e queimas de fogos, as praias estarão liberadas para o público e não haverão barreiras sanitárias.
A informação foi confirmada após uma reunião feita pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), nesta terça-feira (26). O presidente do conselho, o prefeito de Santos, Rogério Santos, deu detalhes sobre a decisão tomada em conjunto com os outros prefeitos.
“Já que alguns municípios ainda não se posicionaram, uma próxima reunião será feita e veremos se teremos uma decisão de forma metropolitana ou não”, comentou.
Segundo ele, os municípios têm autonomia na decisão. Após a reunião, Praia Grande anunciou que não terá queima de fogos na virada de ano. Na semana passada, Santos já havia anunciado que não fará atrações, bem como São Vicente, Guarujá e Bertioga.
Sem restrições
Ainda segundo Rogério Santos, a população poderá ficar na faixa de areia. “A gente sabe que promover o espetáculo de fogos é incentivar a aglomeração. Muitos vêm ver o espetáculo, que é belíssimo. Se não promovermos, um número menor de pessoas virão”, justificou.
Além disso, o presidente do Condesb afirmou que, a princípio, não haverá restrição na entrada das cidades, como barreiras sanitárias. “O momento da pandemia não exige esse tipo de ação, mas não adianta olhar só o quadro epidemiológico atual, a gente precisa projetar o futuro. A decisão pode mudar caso a pandemia piore”, afirmou.
Na última reunião realizada, no dia 5 deste mês, o conselho decidiu pela liberação de eventos controlados durante a temporada de verão. Os eventos devem ter portaria e venda de ingressos, para controle do público e dos protocolos sanitários exigidos para a realização. Eventos abertos, sem controle de público, não foram liberados.
Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (3) para discutir apenas os protocolos a serem seguidos durante os eventos autorizados.
LEIA TAMBÉM
Bertioga oferecerá evento na praia sem fogos de artifícios no réveillon