Museu Aeroespacial abre as portas para visitação no Rio de Janeiro
Cerca de 100 mil pessoas são visitaram o local
*por Karin Minamino
Com o lema “Preservando a história, cultuando a tradição”, o museu aeroespacial, o maior do Brasil dedicado à aviação, abriu seus portões para receber um público estimado em 100 mil pessoas no último final de semana na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com as informações, localizado no Campo dos Afonsos, região de Realengo, a base da Força Aérea com aproximadamente 15.000m², possui mais de 140 aeronaves em exposição permanente, conta com arquivos e objetos históricos, coleções de livros e documentos referentes aos primórdios e evolução da aviação brasileira, além de inúmeras exposições nos seus hangares e edifícios.
Ainda de acordo com as informações, inaugurado em Outubro de 1976, o Musal é considerado o “Berço da Aviação Militar” com a missão de preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira através do seu acervo histórico.
Sendo assim, toda essa riqueza aero-cultural atrai milhares de entusiastas, estudantes, profissionais, historiadores e pesquisadores que também têm à disposição mais de 22 mil itens com temáticas relativas ao desenvolvimento tecnológico aeronáutico e aeroespacial, bem como a história das forças aéreas no Brasil e no mundo.
Apresentação
Por fim, e é com essa apresentação que o museu aeroespacial realizou o Musal Air Show 2023, um fim de semana repleto de atrações, shows aéreos, apresentações culturais, exibições de filmes e entretenimento para visitantes de todas as idades e regiões do país.
Enfim, ainda em comemoração aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, há uma réplica em tamanho real do 14 bis, o modelo que percorreu 60 metros voando a uma altura de 2 metros perante mais de mil espectadores em 23 de Outubro de 1906 em Bagatelle, França.
De acordo com a organização, o evento contou com oficinas educativas e espaços destinados para crianças, salas com exibições de vídeos focados na aviação, estandes de vendas, praça de alimentação, shows musicais e uma variedade de atividades culturais no Sábado e Domingo. Do lado de fora, as atrações voadoras tinham todo o espaço aéreo da base para suas demonstrações, e foram as preferidas do público.
Serviço:
O Musal abre para visitação de Terça a Domingo e Feriados, das 9h às 16 h, a entrada e o estacionamento são gratuitos. Endereço: Av. Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.
Mais informações pelo site: https://www2.fab.mil.br/musal/
Fonte informações: Musal e FAB
Leia mais
Portões abertos PAMA 2023: espetáculo aéreo em São Paulo
Democracia será tema do Desfile de 7 de Setembro em Brasília