Transportes

Portões abertos PAMA 2023: espetáculo aéreo em São Paulo

Chuva e nuvens não impedem o o espetáculo

*por Karin Minamino

O excesso de chuva e as péssimas condições meteorológicas neste Domingo, causaram o atraso de algumas horas nas apresentações, já que era necessário ter um mínimo de visibilidade para a segurança dos aviadores.
Depois de uma longa espera, um estrondo gigantesco anunciou a passagem do caça F-5 Tiger da Força Aérea pelos céus do aeroporto Campo de Marte, localizado na zona norte de São Paulo, dando início ao Domingo Aéreo do Pama, Parque de material aeronáutico de SP.

O evento, também conhecido como portões abertos, tem como objetivo divulgar o trabalho da FAB e seus militares por meio de demonstrações aéreas, exposições de aeronaves e interação com a população.

Além do caça, o público pode apreciar a apresentação do North American T-6 Texan, um avião americano projetado em 1935 e que serviu a Força Aérea Americana e a Royal Air Force tendo participado da segunda guerra mundial. No Brasil as primeiras aeronaves foram adquiridas em 1938 pela Marinha e foram utilizadas até a década de 70 pela FAB, inclusive foi com este modelo que se iniciaram as demonstrações da esquadrilha da fumaça, tendo como líder o Coronel Antônio Artur Braga, uma das lendas da aviação brasileira.

Outro destaque que impressionou o público foi a apresentação da Acro Brasil, Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, com passagens baixas, loopings e inversões. O avião colorido modelo 8K Super Decathlon do time ACRO também realiza treinamentos acrobáticos e instrução de aviadores acrobatas, além de participar de inúmeros campeonatos de acrobacia no Brasil e no mundo.

Por conta da piora do clima, a Esquadrilha da Fumaça teve que aterrissar no aeroporto de Guarulhos e aguardar a passagem do temporal.

Apesar da chuva intensa, centenas de pessoas se aglomeraram com guarda chuvas abertos e olhos atentos no céu nebuloso, até que surgem as sete aeronaves Super Tucano A-29 em formação e com as luzes acesas, em mais uma demonstração especial em comemoração aos 150 anos do nascimento do pai da aviação Santos Dumont.

Com manobras incríveis, o esquadrão liderado pelo Tenente Coronel Garcia, arrancou aplausos do público. As acrobacias que tanto encantam são estudadas e treinadas até a perfeição pelos pilotos da FAB.

Com o grito de “FUMAÇA JÁ” e com a narração de Oswaldo Nogueira Ramos, mais conhecido como “Vadico”, a Esquadrilha realizou cruzamentos com perfeição, voos invertidos em manobras conhecidas como panqueca, dna e espelhão, loopings e várias acrobacias altamente técnicas, sempre com a surpresa do voo solo do número sete, com manobras mais arrojadas que deslumbram a todos. Por ter o espaço aéreo reduzido em função do intenso tráfego aéreo da região por conta da proximidade dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos a EDA não pôde exibir seu show completo, ainda assim foi ovacionado por crianças, adultos, entusiastas e spotters.

As pessoas puderam visitar exposições de aeronaves civis e militares, stands do setor aeronáutico e até entrar no cockpit de aviões expostos. Um dirigível de 49 metros de comprimento e 17 metros de altura homenageando a torcida do tricolor também estava lá recepcionando o público.
A PM esteve presente com seu destacamento motorizado e com o helicóptero Águia H-50, que fez algumas passagens e apresentou seu time de rapel bem pertinho do público.

Até o final do ano estão previstos vários eventos da FAB em conjunto com a EDA pelo país, além de exposições em homenagem ao patrono Santos Dumont, mais informações pelos sites www.fab.com.br e www.fumaca.org.

LEIA MAIS

SP tem ponto facultativo e suspende rodízio por greve no transporte

VÍDEO – Jovem esquarteja e incendeia casa de amigo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios