Moto voadora é exposta em feira de automóveis nos Estados Unidos
Confira também o video da demonstração da moto
Inspirado na série de filmes “Star Wars”, a moto voadora XTurismo, foi exposta na última quinta feira (15), em uma das maiores feiras de automóveis localizada em Detroit nos Estados Unidos. Quem esteve no evento, pode ver pela primeira vez a moto voadora.
O automóvel voou em frente ao centro de convenções Huntington Place, onde ocorre a North American Auto Show. E depois voltou a flutuar no Aeroporto Internacional Coleman Young.
Movido por um motor híbrido da Kawasaki, o veículo possui duas hélices primárias e quatro secundárias que atuam como estabilizadores. Além disso ela pode ficar no ar por até 40 minutos em velocidade máxima (97 km/h).
Segundo a empresa responsável AERWINS Technologies pelo projeto, a plataforma usada no modelo também pode servir como base para outras “hoverbikes” (motos flutuantes)
Entrentanto, mesmo com um potencial alto, ela não poderá voar pelas ruas, além disso o custo na pré-venda será alto, equivalente a US$ 680 mil na pré-venda.
Em uma entrevista a mídia local, o Shuhei Komatsu, fundador e presidente da AERWINS Technologies, disse que é muito emocionante estar em Detroit, onde há um grande foco da indústria da mobilidade.
Komatsu é um ex-operador de derivativos da Merrill Lynch apaixonado pela saga Star Wars. Para ele, a Xturismo é o ‘futuro da mobilidade urbana”.
A princío, a moto já está sendo vendida no Japão, país que não a classifica como uma aeronave e não exige licença específica para pilotá-la. Portanto, a empresa planeja comercializar a Xturismo nos EUA em 2023, mas em uma versão menor, que custará cerca de US$ 50 mil.
A demonstração oficial do voo da XTurimo foi mostrada no vídeo abaixo:
VEJA TAMBÉM:
Economia e futebol: como a Copa do Mundo 2022 impacta o consumo dos brasileiros