Barretos

Prejuízos Ambientais no Córrego das Contendas

Entenda como os fatores têm acentuado à ocorrência de enchentes nas épocas de chuva.

A bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, confirmou que vem sendo desenvolvido um trabalho na área rural de Barretos. No entanto, constatou graves prejuízos ambientais na região da Micro Bacia das Contendas, áreas lindeiras ao Córrego das Contendas.

Segundo ela, o problema constatado no local, assim, foram provocados pela ausência de preservação das nascentes nas cabeceiras, que se encontram em processo de erosão. Maria Inácia afirma que esses fatores têm acentuado à ocorrência de enchentes nas épocas de chuva, como ocorreu no ano passado; entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

“A ausência da vegetação lindeira para proteger o solo e a redução da mata ciliar provocaram grandes destruições como alagamento de estradas e de áreas de agricultura, rompimento de barragens, e de tanques de piscicultura. Esses fatores, provocaram o assoreando de todo leito dos mananciais e provocando o crescimento de vegetação aquática invasora”

Diante dos problemas constatados, um grupo integrado por engenheiros ambientais, agrônomos, agricultores, líderes religiosos e até donas de casas. Esses grupos estão defendendo a recuperação do Córrego das Contendas e seus tributários. Através de um grupo multidisciplinar com representantes de vários segmentos da sociedade intitulado Viva Água/ Projeto Yara”, estão trabalhando pela recuperação da área. “Vamos utilizar todos os meios legais para que a lei seja respeitada, e que nossos filhos e netos tenham um mundo melhor, com mais consciência”, destacou Maria Inácia.

LEIA TAMBÉM: Nova Estação de Tratamento de Esgoto em Bebedouro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo