Mundo

VÍDEO – Drones ucranianos teriam destruído tanques da Rússia

De acordo com a fabricante, equipamento é ágil, silencioso e praticamente impossível de ser detectado

A Rússia permanece realizando ataques e chegando cada vez mais próximo da capital da Ucrânia, Kiev. Milhares de mortes já ocorreram entre civil e militares. Mas para tentar resistir a investida, drones específicos tem sido utilizados e responsáveis pelas destruições de tanques russos.

Apelidade de “O Justiceiro”, o equipamento é ágil silencioso e indetectável por radares, ele já teria realizado 60 bombardeiros bem-sucedidos, de acordo com a fabricante, a empresa ucraniana UA-Dynamics. “Esta é a maneira mais barata e fácil de fazer um ataque de longa distância, sem arriscar a vida de civis”, disse o engenheiro da companhia Eugene Bulatsev ao jornal britânico The Times of London, sobre o drone.

Veja o vídeo:

O drone até parece um aviãozinho de controle remoto. Mas, em seus 2,3 m de envergadura, consegue carregar até 3 kg de explosivos. Ele pode voar longas distâncias, com autonomia de horas e com tecnologia stealth, que serve para que ele se desloque sem ser detectado por radares, a 400m de altitude e 200km/h de velocidade.

Assim, é possível atingir alvos até 50 km atrás das linhas inimigas — basta as coordenadas para que a missão seja realizada automaticamente. Câmeras em seu nariz são capazes de registrar o impacto e precisão das bombas, por exemplo. O Justiceiro é escoltado por um drone menor, o Espectro (do original Spectre, que também é um herói dos quadrinhos). O segundo faz o reconhecimento do terreno e ajuda a identificar os alvos. Os explosivos podem ser lançados de uma vez, ou divididos em três ataques.

Situação de momento

Neste sábado (12), as tropas russas conseguiram avançar em direção à Kiev e estão a menos de 25 km da capital ucraniana. A informação é de um relatório do serviço de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido, que enviou aviões com equipamentos médicos e ajuda humanitária à Ucrânia.

Ao longo desta madrugada, explosões e tiros foram ouvidos nos arredores da cidade, e casas em uma cidade vizinha foram registradas em chamas na cidade vizinha de Moschun.

Por conta do avanço, os planos de evacuação da população de Kiev e dos arredores ao longo deste sábado ficaram comprometidos. Na cidade de Donetsk, autoridades locais também disseram que tropas russas não estão respeitando os corredores humanitários.

Neste sábado, o governo da Ucrânia anunciou novos corredores humanitários em várias cidades e vilarejos.

LEIA TAMBÉM

Cerca de 1,2 mil pessoas morrem em cidade da Ucrânia por conta de ataque russo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo