Olímpia: Poupatempo incorpora serviços do Procon, Sebrae e Banco do Povo
São mais de 190 serviços oferecidos nos canais eletrônicos, através do site, app e totens de autoatendimento
O Poupatempo já é realidade na Estância Turística de Olímpia. Funcionando em fase de implantação e treinamento, a unidade realiza centenas de serviços de atendimento ao cidadão como emissão de RG, renovação de CNH, transferência de documentos, entre outras demandas.
A novidade ainda é que, além dos serviços estaduais, a unidade conta também com atendimentos da Prefeitura, centralizando em um único local, diversos serviços públicos, de modo a tornar mais ágil e prático as soluções para o cidadão.
Com isso, entre os serviços municipais incorporados pelo Poupatempo estão o Procon, Sebrae Aqui, o Banco do Povo e ainda alguns atendimentos da secretaria de Planejamento e Finanças. Em breve, o PAT, Posto de Atendimento ao Trabalhador também será transferido para o novo prédio, assim que autorizado pelo Ministério do Trabalho.
Banco do Povo e Sebrae
O Banco do Povo Paulista e o Sebrae são órgãos destinados a incentivar e dar suporte ao empreendedorismo. Com o Banco do Povo, é possível solicitar linhas de crédito para empreendedores formais e informais, com ou sem CNPJ, com valores que variam entre R$ 200,00 até R$ 21.000,00, para alavancar os negócios.
Já o Sebrae é porta de entrada para este mercado, visto que é o canal de atendimento que oferece capacitação, desenvolvimento sustentável e a legalização das atividades empresariais. No Posto de Olímpia, é realizada a abertura e encerramento de empresas. Bem como, alteração de cadastro, emissão de notas, de boletos, declarações, entre outros serviços para empreendedores e MEI.
O Procon-SP, além disso, é o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, que orienta o mesmo sobre as relações de consumo, direitos e obrigações previstos no Código de Defesa do Consumidor. No Poupatempo, o cidadão recebe todo o atendimento necessário para registrar reclamações, além de orientação jurídica e realização de audiências conciliatórias.
O setor de Atendimento ao Cidadão da secretaria de Planejamento e Finanças, que funcionava na Rua 9 de Julho, foi transferido para a unidade do Poupatempo. Assim, no local, o contribuinte pode também resolver questões relacionadas a tributos municipais, cadastro imobiliário e dívida ativa. Assim também, solicitar a emissão de 2ª via de boletos e de custas judiciais. Entre parcelamentos de débitos tributários, informação e formulário de alteração cadastral para emissão de certidões.
Vale ressaltar que os serviços municipais disponíveis na nova unidade estão sendo realizados por demanda espontânea. Assim, em atendimento presencial sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 13h.
Demais serviços
Já para os demais serviços próprios do Poupatempo, a unidade de Olímpia tem capacidade para realizar mais de 260 atendimentos presenciais. Contudo, mediante a agendamento, além de 140 atendimentos virtuais por dia. Atualmente, são mais de 190 serviços oferecidos nos canais eletrônicos, através do site, app e totens de autoatendimento. Incluindo renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros.
Os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a emissão de RG (Registro Geral), primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH, mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, investigação e reconhecimento de paternidade, devem ser agendados pelo site do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.
Endereço: Avenida Harry Giannecchini, 1691 – Jardim Toledo
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h
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