Geral

Jovens! Ainda dá tempo de tirar o título de eleitor

O título de eleitor pode ser feito pelo Tribunal Superior Eleitoral de forma online. Saiba com solicitar o documento e outras informações

Todos os jovens a partir de 16 anos tem até o dia 4 de maio para tirar a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas Eleições de 2022, que ocorrem no dia 2 de outubro. Porém, em caso de segundo turno, novamente em 30 de outubro.

Segundo a Constituição Federal, o voto para quem tem 16 ou 17 anos é facultativo, e passa ser obrigatório a partir dos 18 anos. Contudo, o prazo é o mesmo para quem precisa transferir o domicílio eleitoral, quem tem 18 anos e nunca tirou o documento, ou quem está com algum débito com a Justiça Eleitoral.

O processo da emissão do título de eleitor pode ser realizado de forma gratuita pela internet, sem a necessidade de se deslocar ao cartório.

Como emitir o título?

Para a emissão ou regularização do título de eleitor, você precisa acessar a página do Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, selecionar o estado em que você mora.

No campo Título de eleitor, selecione “não tenho”. Preencha os demais dados solicitados pelo site.  Na seção documentos será necessário tirar fotos ou digitalizar os seguintes documentos:

  • Documento com foto (frente e verso);
  • Comprovante residência (o prazo mínimo é de três meses de residência no novo endereço, em caso de transferência);
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver);
  • Certificado de quitação do serviço militar (homens de 18 a 45 anos).

Será preciso fazer também uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que tenha a foto voltado para a câmera. Após o preenchimento e envio de todos os dados, os documentos serão analisados. Você pode fazer o acompanhamento da solicitação pelo site.

O Tribunal Superior Eleitoral está com a campanha Bora Votar, que incentiva o alistamento e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que mesmo não sendo obrigados a votar, podem escolher seus representantes nos três poderes.

LEIA TAMBÉM: Guillermo Lasso vence eleição presidencial no Equador

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo