Cultura

Festas Juninas voltam ainda sob cuidados

Após dois anos canceladas, igrejas retomam as festividades, mas orientando os fieis

Foram dois anos que a população ficou longe das tradicionais Festas Juninas em razão da pandemia da Covid-19. Mas em 2022, devido ao avanço da vacinação e uma queda de mortes registradas desde a metade de 2021, foi possível, ainda que aos poucos, retomar as festividades presenciais e com o público.

Um exemplo pode ser visto em uma das tradicionais Festas Juninas de Santos, Litoral de São Paulo, que é a Festa Junina da Basílica de Santo Antônio. O evento começou no último dia 27 de maio e seguirá até o dia 10 de julho, data de Santo Antônio. Elas ocorrem de quinta-feira até domingo, das 18h às 22h.

A opinião dos frequentadores com a retomada é de alegria e de saudades de poder prestigiar novamente a festa. Além de participarem das missas, a população pode ir até ao Centro Comunitário da Basílica Menor do Embaré e conferir culinárias típicas da época junina. Entre eles, quentão, caldo verde, rapadura, bolo de Santo Antônio, pamonha, pasteis, cachorro quente e churrascos.

Contudo, os cuidados contra o coronavírus continuam e a orientação dada pelos organizadores e de diversas prefeitura de São Paulo é que nos ambientes fechados o uso da máscara seja feito. Somente no momento de se alimentar é que a retirada é liberada. O motivo é a nova alta de casos registrados de Covid-19. Embora com a diminuição de mortes, o contágio tem sido alto e os cuidados devem ser redobrados.

O Frei Paulo Henrique falou da satisfação da retomada da Festa Junina. “É uma grande alegria ver o povo de volta e podermos oferecer o que temos de melhor. Para esta retomada aqui em Santos, realizaremos carreatas, missas, uma inauguração da nova fonte, localizada na avenida da orla de Santos, além das missas de trrezenas”.

Programação das missas

Para a grande celebração, no dia 13 de junho, o Frei Paulo Henrique comenta como será as celebrações e outras atividades. “Teremos missas às 7h, 9h, 11h, 13h,15h, 17h e 19h30. Em seguida faremos uma procissão pelas ruas do Embaré”, explica.

Em relação ao momento das festividades, o frei relembra que além da festa para Santo Antônio, a Basílica também vai celebrar 100 anos de existência e da presença dos frades capuchinhos. Ele deixa uma mensagem especial para motivar os fieis.

“Estamos retomando as atividades com cuidado e cautela, mas com alegria. Vamos vencer tudo isto, porque Deus está conosco e a intercessão de Santo Antônio nos acompanha.”

LEIA TAMBÉM

Aposta de Santos fatura mais de R$ 718 mil na Lotofácil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo