SaúdeSaúde & Bem-Estar

Ultraprocessados aumentam os riscos de obesidade

Estudo da USP mostra que alimentos ultraprocessados aumentaram condição em 28%

Pesquisa aponta que Ultraprocessados aumentaram em até 28,% a obesidade entre os brasileiros, a pesquisa foi realizada pela Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), da USP.

A pesquisa contou com a diferença entre o peso e altura dos candidatos, que adquiriram os ultraprocessados em sua dieta. Assim, o cálculo do índice de obesidade dos consumidores.

Mas afinal, o que são os ultraprocessados?

Os alimentos ultraprocessados referem-se aos produtos que passaram por um alto nível de industrialização, ou seja, são formulações industriais, geralmente feitas de partes de alimentos. Esses alimentos podem conter vários ingredientes como, o sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja e extratos de carne, bem como substância sintetizadas em laboratório a partir de fontes orgânicas.

Quais os riscos os alimentos ultraprocessados trazem a saúde?

Grande parte do risco é em relação às doenças cardiovasculares, seja diabetes, hipertensão, AVC. Além disso, pode regar um aumento no risco de desenvolvimento de cânceres, como abordada em uma pesquisa também feita pela USP. A pesquisa foi realizada com mais de 100 mil pessoas, mostrando que os produtos ultraprocessados elevam as chances de formação de tumores. Constatando, 10% de aumento nos casos ao longo de 2009 e 20017.

Esses alimentos possuem um perfil nutricional desequilibrado, contendo, mais açucares, gorduras saturadas, gordura trans e mais sódio. Por outro lado, contém menos, vitaminas, fibras e sais minerais. Esse desequilíbrio pode trazer riscos a doenças crônicas.

Por tanto, a adoção de uma vida saudável, vai além de sair do sedentarismo. É necessário cuidar da alimentação.

VEJA TAMBÉM: Além de fazer bem a saúde o chá também ajuda a espantar o frio

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo