O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram um simulado de atendimento a ocorrência de grande magnitude.
A simulação com múltiplas vítimas foi no almoxarifado da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Barretos, no Bairro Boa Vista.
Na ação conjunta entre as equipes, 13 vítimas foram atendidas. Foram simuladas situações com vítimas parcialmente soterradas e uma dentro de poço. A ação conjunta visa manter as equipes de socorro preparadas para ofertar rápida resposta a esse tipo de atendimento e proporcionar aperfeiçoamentos. As supostas vítimas foram triadas, conforme o protocolo Start, e separadas em lonas verde, amarela e vermelha para avaliação médica, procedimentos e destinação a unidades de saúdes.
Estudantes do sexto ano de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (Facisb) participaram do treinamento, auxiliando o médico Paulo Muzetti, coordenador do Samu Barretos, na classificação das vítimas. Alguns estudantes fizeram também os papéis de vítimas na simulação. Algumas das acadêmicas comentaram que chegaram a acompanhar um simulado de explosão na faculdade, mas consideraram extremamente importante poder conferir de perto uma simulação desta proporção. “Vamos concluir o curso no fim deste ano e não sabemos em que tipos de lugares estaremos trabalhando no próximo ano. Então, é muito importante acompanharmos uma ação nesse cenário“, observou Thaís de Angeli. A acadêmica também destacou a importância do estágio que estão realizando no SAMU, com a oportunidade de acompanharem atendimentos de diferentes complexidades.
Funcionários do Samu e de outros serviços de saúde da Estância Turística de Barretos e de cidades da região acompanharam a ação. “A gente está de plantão rotineiramente e de repente pode surgir a informação que houve um grande acidente ou um desmoronamento. Ter acompanhado antes uma simulação faz muita diferença”, afirma Josiana Almeida Alves, técnica de enfermagem, que atua no Samu de Severínia há um semestre e até o momento não teve a vivência de uma ocorrência com múltiplas vítimas.
Os integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil montaram estrutura necessária para retirar a vítima presa no poço, em uma simulação que contou com passo a passo e durou mais de hora.
“Esse tipo de simulação é muito relevante para nossas equipes. É muito bom termos a oportunidade de realizar mais um grande treinamento, de contarmos com essa integração com outros serviços e ainda de podermos aproveitar para instruirmos futuros profissionais da área da saúde, que estão na reta final da graduação”, destacou Muzetti.
A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, esteve no local para acompanhar o início do simulado. “Nossa cidade é sede de grandes eventos. É extremamente importante que as equipes de emergência estejam prontas para prestar atendimentos de grande proporção. Nós já fazemos todo um planejamento para minimizar ao máximo o risco de ocorrências graves. Mas, além disso, estar preparado para algo excepcional é essencial e esta é mais uma demonstração de que nossos profissionais estão empenhados para prestar o melhor atendimento nas situações mais diversas”, ressaltou Paula Lemos.
“Treinamentos grandes, em conjunto com órgãos municipais, são importantes para verificarmos a nossa capacidade de resposta para uma ocorrência de ampla magnitude”, afirmou a capitã PM Sandra Andrade de Camargo, comandante do Corpo de Bombeiros. Ela enfatizou a relevância da atuação do SAMU e da Defesa Civil, junto com o Corpo de Bombeiros, para que se consiga dar respostas eficientes a ocorrências de grande proporção.