Festival de Oportunidades para Juventude reúne mais de 200 estudantes
Instituições educacionais estiveram presentes no evento para apresentar oportunidades de carreiras aos jovens

A Casa da Juventude da Estância Turística de Barretos sediou o Festival de Oportunidades. O evento marcou a semana em que é celebrado o Dia Internacional da Juventude. Diversas instituições educacionais e profissionalizantes estiveram presentes no evento para dialogar com os jovens barretenses, em busca de indicar cursos e vagas de trabalho que combinem com o perfil de cada interessado.
Mais de duas centenas de jovens, a maioria estudantes, passaram pelo evento realizado durante a tarde. Foi uma ação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura. Entre as instituições que entraram na parceria para levar informações sobre cursos e carreiras profissionais aos jovens estão Senac, Etec/Centro Paula Souza, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), além do Via Rápida , do Posto de Atendimento ao trabalhador (PAT), do Centro Municipal de Artes Bezerra de Menezes (Cemart) e da escola de desenvolvimento de jogos Goblim School.
A prefeita Paula Lemos agradeceu a todas as instituições que se dedicaram a participar do Festival e a levar informação sobre seus cursos. “É possível alcançar o sucesso em diversas profissões”, afirmou Paula, contando para os jovens sobre a história do barretense Geovani Barroti, que alcançou muito sucesso na profissão de químico. “Tem como fazer algo que gosta e ganhar dinheiro. Tem gente que mora em Barretos e desenvolve jogos para o mundo”, ressaltou a prefeita, comentando sobre a equipe da Goblim School. Paula citou o projeto que esses jovens desenvolveram, voltado para o Hospital do Amor, em que crianças que vão fazer procedimentos usam óculos 3D até serem anestesiadas, amenizando assim o sofrimento.
Ela também reforçou a importância da Casa da Juventude no dia a dia. “Esse espaço é de vocês. A gente tem deixado ele aberto, vocês podem aqui fazer um currículo, fazer uma pesquisa”, comentou. O local foi inaugurado em junho deste ano.
“A Casa da Juventude foi construída exatamente para isso, para ser um celeiro de oportunidades para a juventude. Ela precisa ter vida própria e é isso que está sendo feito. Esse espaço é de vocês, é para vocês”, afirmou Lucas Zapater, assessor do subsecretário estadual da Juventude.
“Este é mais um evento que veio para mostrar porque foi construída a Casa da Juventude, porque nossa prefeita lutou tanto junto ao governo do Estado para a Estância Turística receber a primeira Casa da Juventude inaugurada no Estado”, afirmou a secretaria municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta. A relevância do evento, com a presença de diversas instituições para apresentar diferentes possibilidades aos jovens, e a parceria entre as secretarias para sua realização foram destacadas pelo secretário municipal de Cultura Rogério Teodósio. “Que todos tenham um ótimo futuro”, desejou Teodósio ao término de sua fala.
Apresentando oportunidades para os jovens
A equipe da Goblin School foi procurada por diversos jovens em busca de mais informações. Um dos sócios, Chris Silva, contou que foram premiados em segundo lugar em uma competição que envolveu 2 mil startups. “Temos alunos que com um semestre de estudos já estão monetizando. Fazemos jogos para clientes dos Estados Unidos e de outros países. Então, esse jovem pode trabalhar aqui e ganhar em dólares”, afirmou Chris, relatando que é possível trabalhar no mercado de ‘gameficação’ em funções como desenvolvedor de jogos, design, escritor.
Os representantes da ETEC e do IFSP falaram com os jovens sobre os cursos técnicos oferecidos nas instituições e as possibilidades de cursos integrados com o ensino médio. Também destacaram as oportunidades de estágio e de emprego ao longo do curso que são oferecidas por empresas que procuram essas instituições.
Participação dos jovens no evento
“Tem jogo, tem muita informação para os jovens concentrada em um mesmo lugar. O evento está sendo bastante relevante para a gente”, afirmou Maria Eduarda, 15 anos, que cursa o primeiro ano do ensino médio integrado com técnico no IFSP e ainda não se definiu sobre graduação. Ela já tem a expectativa de que esse evento passe a ser anual e acredita que a tendência é atrair ainda mais jovens em uma próxima edição.
Sarah Rezende, 17 anos, esteve na inauguração da Casa da Juventude. “Gostei bastante do espaço. Havendo a possibilidade de conciliar com horários do meu estudo, faria cursos aqui também”, reforçou.
Rafaela Vissotari, 17 anos, está no curso técnico de administração. “Estou aproveitando o técnico também para analisar. Se eu gostar muito da área, vou seguir nesse caminho na faculdade. Ou então, irei para Química, que é outra área que gosto”, ressaltou. Ela acredita que ações como esta, realizada na Casa da Juventude, podem ajudar muitos jovens a escolher seus caminhos.
VEJA TAMBÉM: “Dia da Juventude” beneficia o intercâmbio entre jovens