Meio AmbienteSaúde

Primeiro caso de varíola do macaco em cães no Brasil

Animal contraiu a doença do tutor, em Juiz de Fora, MG

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) confirmou, o primeiro caso de varíola do macaco em um filhote de 5 meses. O animal contraiu a doença do tutor, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Segundo o tutor do cão, ele apresentou os sintomas da doença no último dia 3. No dia 8, procurou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), sendo coletada amostra de lesão, com resultado positivo para monkeypox (varíola do macaco). Porém, o animal manifestou os sinais da doença no dia 13, apresentando lesões na pele e crostas no dorso e pescoço.

A confirmação foi comunicada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CIEVS Minas) após resultado positivo de exame de biologia molecular (qPCR) realizado em amostra do animal.

O dono do cachorro foi orientado a manter o animal em isolamento e a adotar medidas sanitárias para a rotina de alimentação do cão e de higienização do local. Também deve usar luvas, máscara, blusa de manga comprida e calça para proteção da pele, bem como desinfecção da área com água sanitária.

O paciente e cão estão isolados em domicílio e passam bem, conforme informação da Superintendência Regional de Saúde. O único contato humano domiciliar do paciente continua assintomático e segue em monitoramento

Este é o primeiro relato de transmissão da doença do ser humano para animais no estado.

VEJA TAMBÉM: Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo