BarretosSaúde

Barretos equipa Unidades de Atenção Básica à Saúde, UPA e SAMU com ultrassom portátil

Equipamento permite otimizar diagnósticos, contribuindo para uma melhor classificação de risco do paciente

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, entregou 15 kits com equipamento de ultrassom e tablet adquiridos pelo município para elevar a qualidade do atendimento na Rede Pública de Saúde de Barretos. Com investimento de R$ 1.065.000,00, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as Unidades de Atenção Básica à Saúde passam a ser equipadas com o ultrassom portátil que permite mais agilidade nas intervenções para o diagnóstico.

Para a prefeita Paula, a iniciativa é um investimento na qualidade de saúde do barretense. “A aquisição dos equipamentos irá possibilitar que o barretense seja melhor atendido. Temos evidências do quanto o ultrassom portátil contribui para um diagnóstico mais rápido. O equipamento auxilia na identificação de hemorragias, fraturas, entre outras situações, ainda na atenção básica”, ressaltou a Chefe do Executivo. Ela fez questão de enfatizar que todos os médicos irão passar por treinamentos para operacionalização do aparelho.

Para o médico Leonardo de Paula Almeida, coordenador das Unidades de Saúde da Família administradas pela Fundação Pio XII, é um grande ganho ter a tecnologia às mãos. “O paciente chega para ser atendido na UPA, em uma unidade básica, ali mesmo a gente pode ver se ele tem derrame pleural, pneumotórax, veia entupida. Situações que requerem providências rápidas passam a identificadas com facilidade, permitindo um encaminhamento com exatidão”, afirmou.

O Secretário de Saúde, Kleber Rosa, ressaltou a qualificação dos atendimentos. “A saúde precisa ser assertiva e esse investimento faz parte da estratégia para aumentar a resolutividade da atenção primária”, destacou. O secretário falou também da importância em equipar o SAMU. “Vai permitir, por exemplo, identificar sangramento interno em um atendimento e, deste modo, a equipe da Santa Casa já pode ser informada do quadro clínico do paciente que irá recepcionar e se antecipar para recebê-lo ciente do atendimento que ele requer”, salientou.

Dr. Leonardo fez questão de enfatizar que o equipamento não substitui o ultrassom convencional, mas eleva a qualidade do primeiro atendimento. “Com o ultrassom portátil, a equipe que faz o primeiro atendimento irá atuar com mais agilidade. Sem a tecnologia, há vezes em que o médico não consegue chegar a um diagnóstico de forma rápida. Identificar e intervir com eficiência salva vidas e essa será a contribuição do equipamento”, concluiu.

A utilização do ultrassom portátil em consultas e atendimentos de emergência é uma tendência na rede particular de saúde, por ser uma alternativa prática e eficiente, por conta de sua versatilidade de aplicação, sem a necessidade de locomover os pacientes. Nos serviços de urgência e emergência, nos quais o tempo de atendimento é essencial para a vida de quem os procura, a presença do aparelho otimiza os diagnósticos médicos. Entre as principais características do equipamento, podemos destacar a tela com ampla qualidade de definição, as funcionalidades que permitem a visualização de imagens precisas e de acordo com as necessidades de cada paciente, e, principalmente, o conforto e privacidade que oferece ao paciente, podendo ser realizado o exame em qualquer lugar.

VEJA TAMBÉM: Barretos tem cinco casos suspeitos de varíola dos macacos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo