Ação marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Iniciativa contempla Escuta Especializada e distribuição de kit de higiene
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, realizou, em parceria com a equipe da Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá e Abordagem Social, ações para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Ana Maria Rios Ferreira, responsável pela Proteção Social Especial da Secretaria, conta que nessa data as equipes se uniram para entregar kits de higiene pessoal às pessoas em situação de rua e para uma conversa diferenciada e lúdica com essa população, dedicando-se a escutar sobre suas vidas, anseios e sonhos.
“É um dia para toda a sociedade relembrar o massacre de pessoas em situação de rua que foi feito na Praça da Sé em 2004. É um dia de luta para lembrar direitos da pessoa que vivem em situação de rua”, afirma. Ana ressalta que, além das ações especiais nessa data, o município tem serviços que atendem a população em situação de rua o ano todo. “O CREAS faz busca da família para retomada de vínculo ou para a família dar suporte à pessoa em situação de rua. A Casa de Passagem atende continuamente e a equipe da abordagem social atua na rodoviária e em praças, até às 22h”, reforça. Verificando-se a necessidade do serviço, é possível entrar em contato com a equipe que faz a abordagem social; o telefone é (17) 99636-4678.
Ela também ressalta que há o atendimento para as pessoas em trânsito, “migrantes itinerantes”, que passam por Barretos e que recebem passagem para auxiliar na continuidade de sua viagem até próximo do destino que desejam. Conforme a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Casa de Passagem obteve esses kits de higiene pessoal por meio de doações do Projeto Manguinho, Fundo Social de Solidariedade (FSS), UBS do Bairro Los Angeles, UNIFEB e do Projeto da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Barretos (AVCC).
VEJA TAMBÉM: Cinco estados tiveram mais de 20 mil ações policiais durante pandemia