Dia Mundial do Alzheimer alerta para aumento de casos no mundo
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer é celebrado nesta quarta-feira (21). No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.
O Alzheimer é uma das formas de demência neurodegenerativa que, geralmente, afetam os idosos, já que se trata de um processo lento e progressivo.
Cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo Alzheimer a mais comum. Estimativas da Alzheimer’s Disease International mostram que os números globais da doença poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050.
José Leite, médico nuclear e membro titular da Sociedade Europeia de Medicina Nuclear, conta que a medicina ganhou importantes aliados para a detecção do Alzheimer, como um teste de imagem não invasivo, chamado PET Amiloide Florbetabeno (PET-CT com Florbetabeno-18F).
O Alzheimer é uma doença sem cura e não há uma prevenção comprovadamente eficiente. Exercícios físicos são benéficos para a prevenção e tratamento do Alzheimer.
Leia mais
Covid: Louveira começa a aplicar a quarta dose da vacina para adultos com mais de 18 anos