
Pensando em fortalecer ainda mais as ações de conscientização voltadas à educação no trânsito, Olímpia, agora, integra também um novo projeto. A cidade foi escolhida pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte para participar do Programa “Conexão DNIT”, uma mobilização nacional com diversas atividades educativas para professores aplicarem em sala de aula.
O programa visa envolver a rede de educação para o trânsito com a missão de preservar vidas, compartilhando estímulos pedagógicos por meio de ações educativas e materiais inovadores, sustentáveis e colaborativos. Em Olímpia, a ação conta com a participação de 35 professores da rede municipal, além de profissionais da equipe gestora da secretaria de Educação, que passam por formação e poderão aplicar as atividades utilizando a plataforma online do “Conexão DNIT”. No município, as atividades estão voltadas, inicialmente, às escolas do período complementar.
Os professores receberam formação online com a equipe do DNIT e da Universidade Federal de Santa Catarina no início deste mês. Para isso, os docentes tiveram acesso ao portal do Conexão DNIT, que oferece diversas atividades envolvendo a temática “Educação para o Trânsito”, a fim de desenvolver nas aulas do período complementar ao longo de setembro.
Após a formação, os professores têm trabalhado a temática associada a atividades matemáticas, leituras, circuitos, jogos e confecções. Uma mostra dos trabalhos será editada e publicada pelo DNIT, ao término do período do programa.
A participação da rede municipal de Olímpia no projeto foi uma indicação do Chefe de Gabinete, Bruno Guzzo, com o apoio da secretaria de Educação, e o intermédio do coordenador de Multas e Educação para o Trânsito DNIT, Julio Cesar Donelli Pellizzon.
VEJA TAMBÉM: Ponte desaba e mata três pessoas no Amazonas