Ação SocialBarretos
Prefeitura realiza agendamento para castração de cães e gatos de famílias beneficiárias de programas sociais
Famílias que têm Cadúnico e estão recebendo benefício poderão procurar o Centro Veterinário na próxima semana para agendar a cirurgia de seus animais
A Prefeitura de Barretos, por meio do Centro Veterinário São Francisco de Assis, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima semana agendamento para castração gratuita de animais domésticos.
A ação é voltada à população com baixa renda. Os barretenses que querem ter acesso ao serviço para seus cães e gatos devem comparecer ao Centro Veterinário na próxima semana, entre segunda-feira (dia 10) e sexta-feira (dia 14), das 8 às 12h e das 13 às 16h, exceto no feriado do dia 12.
Comprovação do Cadastro Único e outros documentos
Para realizar o agendamento, o tutor (pessoa responsável) pelo animal deve apresentar comprovante de que é beneficiário de programa social do Cadastro Único (CadÚnico), comprovante de endereço, RG e CPF. Cada tutor poderá agendar até dois animais. Os cães e gatos devem ter pelo menos 7 meses de vida. Cães das raças shih-tzu, chow-chow e boxer não são contemplados na ação por necessitarem de anestesia inalatória.
Quando as castrações vão ser realizadas?
A veterinária Stella Maria de Paula, coordenadora do Centro, informa que as cirurgias de castração já começam na semana seguinte. “Iremos fazer os agendamentos até o dia 14 e as cirurgias serão realizadas a partir do dia 17 de outubro até 20 de dezembro. Esta já é a terceira etapa de agendamento e castrações neste ano”, destaca. A equipe pretende realizar de 8 a 10 cirurgias por dia, elas serão no período da manhã.
Agendamento presencial
O agendamento precisa ser feito presencialmente pelo tutor. O Centro Veterinário fica na sede da Secretaria Municipal da Saúde, localizada à Avenida Ibirapuera, nº. 177. Ao realizar o agendamento, serão reforçadas instruções ao responsável, tais como que no dia da cirurgia o animal deve estar de jejum por 12 horas e que o tutor deve fazer exame de sangue no animal antes de passar por cirurgia.