Veja os alimentos que mais caíram de preço
Segundo a Agência da ONU os preços dos alimentos continuam caindo no mundo
Será uma esperança para quem vai ao supermercado e, infelizmente, não volta para casa com toda lista que havia feito. Pois a FAO divulgou novo relatório com valores dos alimentos relacionados a setembro. Entre a queda estão óleos vegetais, leite e carne bovina devido ao aumento das exportações do Brasil.
A maior queda foi no valor do óleo vegetal, com uma diminuição de 6,6% ao mês. O produto não atingia o nível mais baixo desde fevereiro de 2021.
Já a carne, teve uma queda de 1,1% em relação a agosto, mas permanecendo 5,5% acima do valor do ano anterior.
A explicação é a maior taxa de exportação que o Brasil vem apresentando, isso explica a queda no preço do óleo, vindo o aumento da produção de palma, no Sudeste Asiático e maior exportação do óleo de soja para a Argentina.
A carne suína, subiu devido à falta de animais para abate na União Europeia, já a produção de carne bovina no mercado mundial, baixou o valor com á alta disponibilidade das exportações do Brasil. Nesse sentido, a demanda de importação moderada fez cair também o preço da carne de aves.
O leite
Por sua vez, os laticínios apresentaram queda correspondente a desvalorização do moeda (euro) em relação ao dólar. Em consequência, o Brasil puxou a queda no preço do açúcar, através do aumento da produção, a diminuição do etanol e a desvalorização do real.
VEJA TAMBÉM: Câncer de laringe: diagnóstico precoce é essencial para salvar a vida