
O programa Previne Brasil foi fundado em 2019, e determina alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde no Brasil. Assim, a cada quatro meses é realizada uma avaliação com impacto financeiro no financiamento federal do programa.
Com objetivo, de aumentar o acesso da população com a equipe de saúde com base em mecanismos que induzem à responsabilidade dos gestores e dos profissionais da área. No resultado do segundo quadrimestre de 2022, Barretos alcançou pontuação 6,56.
Os dados compõem o Indicador Sintético Final (ISF), que toma como base sete indicadores. Barretos conseguiu a melhor nota (8,80) no componente ‘Diabetes’ (Hemoglobina Glicada), cumprindo 88% da meta inicial. O segundo melhor desempenho ficou no indicador Pré-Natal 6 consultas, com nota 8,22% com 82,22% da meta.
A avaliação do desempenho das equipes Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP) no conjunto dos indicadores é consolidada e determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município. Com a performance, Barretos garantiu 65,6% do montante previsto ao longo dos quatro meses subsequentes à data do levantamento.
VEJA TAMBÉM: Gotinha contra poliomielite será aplicada à noite, durante Sarau na Estação Cultura