BarretosMeio Ambiente

Período da Piracema tem início em novembro e vai até fevereiro de 2023

A Piracema é o período que os peixes se reproduzem, e para garantir que não sejam extintos é necessário que a pesca seja interrompida

O período de piracema começou na terça (1º) e vai até 28 de fevereiro de 2023, quando fica proibida a pesca de todas as espécies nativas do Rio Grande e afluentes. A pesca é totalmente proibida no Rio Pardo.

Durante o período de migração dos peixes para reprodução, a Polícia Militar Ambiental intensifica a fiscalização para combater a pesca ilegal. O comunicado foi emitido pelo major Alessandro Daleck Moreira, comandante do 4º Batalhão da Polícia Ambiental.

Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, esse é o período em que os peixes sobem até a cabeceira do rio para fazer a desova e, assim perpetuar a espécie e garantir a preservação da fauna aquática. “Os peixes nativos mais comuns capturados nos nossos rios são o pacu, dourado, pintado, piau, piauçú, piapara e a curimba. Durante a piracema, os peixes que podem ser capturados são os exóticos conhecidos, como o tucunaré, corvina, porquinho, tilápia e zoiúdo”, disse a bióloga.

VEJA TAMBÉM: Polícia descobre comércio ilegal com venda de bebida alcoólica para menores

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo