Câncer de boca gera danos nos lábios e na língua
Doença é mais frequente nos homens com mais de 40 anos e podem levar à morte
Estamos no Novembro Azul, que remete aos cuidados da saúde do homem, especialmente contra o câncer de próstata. Contudo, o público masculino, especialmente quem tem mais de 40 anos deve ligar o alerta para mais um tipo de câncer: o de boca. Os sinais e principais impactos são vistos nos lábios e na língua e se não tratado a tempo, podem gerar complicações capazes de levar à morte.
O cirurgião de cabeça e pescoço, Rogério Dedivitis, explica que “a parte posterior da língua, amígdalas e palato fibroso, fazem parte da região de orofaringe, e os tumores têm comportamentos diferentes do câncer de cavidade oral”.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no triênio 2020/2022, foram diagnosticados mais de 15 mil novos casos de câncer de boca e orofaringe no Brasil, sendo mais de 11 mil homens e 4 mil mulheres. Sendo 6 mil óbitos registrados por ano no país.
Doença silenciosa
O médico reforça o alerta dizendo que o câncer de boca é silencioso e ressalta a dificuldade que há no tratamento “A maior dificuldade é diagnosticar precocemente. É muito importante ficar atento aos sinais que a doença pode manifestar, como feridas que não cicatrizam, sangramentos, inchaços, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na região interna da boca ou lábio ou até uma dor de garganta que não melhora”, destaca.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o câncer de boca pode se manifestar com diferentes características. A partir elas, e também com a localização e origem, são classificados os tipos de câncer de boca. O principal é o Carcinoma de células escamosas: As células cancerígenas estão presentes apenas na superfície, no epitélio.
Câncer de boca relacionado ao HPV (ou Carcinoma de células escamosas): Está relacionado à infecção por certos tipos de papilomavírus humano (HPV). Esse tipo de câncer de boca acomete com mais frequência os jovens sem histórico de uso de tabaco ou álcool.
Como prevenir?
Evitar maus hábitos como tabagismo, ingestão de bebida alcoólica, sexo oral sem proteção, exposição solar, uso de imunossupressores. Higienizar bem a boca e manter uma dieta rica em alimentos saudáveis podem proteger contra o câncer de boca.
LEIA TAMBÉM
Casos de Covid-19 faz Prefeitura de Barretos entrar em alerta