Copa

Resumo Copa do Qatar: Japão apronta e vence a Alemanha

No outro jogo, vice-campeã Croácia não sai de um modorrento empate com o Marrocos

Se a quarta-feira (23) não começou tão legal na Copa do Mundo do Qatar, em virtude do empate sem gols entre a última vice-campeã do mundo Croácia contra o Marrocos, o mesmo não pode falar do jogo entre Japão e Alemanha. A zebra voltou a dar as caras, desta vez com os japoneses vencendo de virada os tetracampeões mundiais.

Alemães discordam da política com os direitos humanos. Créditos: Reprodução/Reuters

Mas antes de falar da partida, uma cena chamou a atenção no duelo. Os jogadores da Alemanha ficaram perfilados com a mão na boca. O motivo se deve à censura por não poderem se manifestar em razão das proibições impostas pelo Qatar, em razão dos direitos humanos violados.

Com a bola rolando, assim como foi no jogo entre Argentina e Arábia Saudita, os alemães foram melhores e finalizaram 13 vezes ao gol contra duas dos japoneses. No pouco que chegou, o Japão teve um gol anulado de Maeda por impedimento.

A Alemanha voltou a crescer e desta vez com gol. Gündogan, de pênalti, abriu o placar. A partir dali, os alemães aumentaram a pressão. Trocavam passes rápidos na entrada da área e acionavam bastante os meias e laterais pelo lado. O time azul só foi conseguir uma oportunidade no fim, em uma cabeçada sem perigo. Nos acréscimos, a Alemanha conseguiu ampliar o placar em contra-ataque fulminante, mas o gol foi anulado.

Virada

No segundo tempo, os Samurais se inspiraram nos árabes contra os argentinos e saíram para o jogo. De tanto insistir, o gol do empate aconteceu. Aos 29, Minamino arriscou chute de direita de dentro da área, mas Neuer espalmou para o meio da área. Na sobra, Doan bateu de canhota e estufou as redes.

O gol animou o Japão, que seguiu insistindo. Só que a Alemanha também tentava uma reação. Até que aos37 minutos, Asano dominou na entrada da área, carregou sob marcação e cara a cara com Neuer, bateu para o fundo das redes. Japão vira o jogo!

O Japão assume a liderança do Grupo E com três pontos, enquanto a Alemanha está em último – porque Espanha e Costa Rica ainda se enfrentam nesta quarta-feira. No domingo, o Japão enfrenta a Costa Rica, e a Alemanha encara a Espanha.

0 x 0

A Croácia entrou no jogo com a proposta de manter a posse de bola e ao envolver o Marrocos, chegar ao gol. Só que a partida ficou muito amarrada, com poucas chances de gol para as duas equipes. O lance de mais perigo da partida ocorreu no finalzinho, quando Sosa cruzou para Vlasic na área do Marrocos. O meia desviou para o gol e Bono fez grande defesa.

No segundo tempo, a falta de iniciativa piorou. A seleção do Marrocos adotou uma postura ainda mais defensiva, com pouquíssimas aventuras ao ataque. A Croácia, por sua vez, não conseguia acelerar a troca de passes de modo que pudesse surpreender os rivais, também não havia quem tentasse jogadas individuais para desmontar a defesa. Lovren quase abriu o placar ao receber uma sobra em bola parada, mas conforme a partida ia se aproximando do fim, as chances eram cada vez mais escassas. A seleção do Marrocos dobrou a aposta e passou a segurar o jogo, até o árbitro, enfim, apitar o fim da partida.

Na próxima rodada, Marrocos vai enfrentar a Bélgica, no estádio Al Thumama. O jogo está marcado para domingo, às 10h. Já a Croácia terá pela frente o Canadá, no estádio Khalifa, também domingo, às 13h.
LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo