A prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos e Defesa Civil, realizou um balanço dos danos causados pela forte chuva registrada na noite de sexta-feira, 18 de novembro.
De acordo com dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em 48 minutos choveu aproximadamente 50 mm, ocasionando fortes enxurradas em vários pontos da cidade e registro de alagamento nos seguintes locais:
Avenida 43, entre ruas 24 e 22;
Avenida 27, entre ruas 12 e 14;
Avenida 39, entre ruas 20 e 22;
Rua 22, entre avenidas 39 e 41;
Via das Comitivas;
A quadra do Cemepe “Deputado Dr. Salim Abdala Thomé”, no bairro Christiano Carvalho, também foi invadida pela água da enxurrada, no entanto não houve registro de danos.
A Defesa Civil ainda informou a remoção de árvores que caíram obstruindo algumas ruas e retirada de um veículo que caiu em um buraco na Avenida 37. O Corpo de Bombeiros, as secretarias municipais de Ordem Pública e Agricultura e Meio Ambiente e o SAAE também participaram das ações.
Interdição de vias
As avenidas 37 e 35, entre as ruas 18 e 20, seguem interditadas devido aos danos causados no asfalto pela enxurrada. Segundo o secretário de Obras, Raul Paganelli, a recuperação da pavimentação asfáltica da Avenida 37 está sendo realizada pelo SAAE. Para o asfalto da Avenida 35, a secretaria aguarda melhores condições climáticas para iniciar o serviço. “Serão necessários pelo menos quatro dias de trabalhos para a recuperação da Avenida 35”, completou.
Já na Rua 20, onde a Prefeitura executa a primeira, de três etapas, do projeto de macrodrenagem, no trecho entre as Avenidas 37 e 35, está sendo executado o reaterro das erosões nas calçadas causadas pela enchente. Neste local, uma máquina da empresa que prestadora de serviço caiu no buraco onde o asfalto cedeu.
De acordo com a Defesa Civil, como medida de segurança, foi feita a transferência de uma família residente na Rua 20 para uma casa próxima até a conclusão da obra.
Visita da prefeita
Na manhã de sábado, 19, a prefeita Paula Lemos visitou a Rua 20 e conversou com moradores do local. “Eu venho pessoalmente conversar com a população, como fiz no dia seis de janeiro e em 29 de agosto, quando estive aqui com o professor Zacarin, explicando que essa é a primeira etapa de uma obra muito grande”, afirmou. Paula esclareceu que a Avenida 35 havia sido liberada para o trânsito, mas que a obra não está concluída. “Nós estamos em obras, não concluímos. A chuva foi intensa, cerca de 50 mm, choveu muito. Há o transtorno da obra, a preocupação com as pessoas que moram aqui, mas estamos enfrentando um problema que, infelizmente, nenhum prefeito teve coragem de enfrentar”, completou.