Meio Ambiente

Dezembro Verde: quais são os problemas gerados pelo abandono de animais? Entenda

Abandono de animais é crime previsto na Lei Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos

O Brasil já conta com aproximadamente 30 milhões de animais vivendo nas ruas. A campanha Dezembro Verde visa combater o abandono de animais, pois grande parte é deixado pelo tutor em época de férias.

Alguns animais são amarrados em casa e esquecidos durante longo período sem comida, no entanto, essa atitude também se refere a abandono e maus-tratos.

Atitudes simples podem transformar milhares de vidas caninas e ajudar a diminuir o número de abandono de animais.

Por que as pessoas abandonam?

Um dos maiores fatores é precipitação na hora de adotar, falta de conhecimento sobre as necessidades do animal. A falta de planejamento a longo prazo, rotina, dinheiro e tempo também levam ao abandono.

Além disso, outras desculpas são usadas para justificar o comportamento: latido excessivo, destruição de objetos, doenças ou até mesmo o envelhecimento do pet.

Quais são os problemas gerados pelo abandono de animais?

O abandono de animais traz problemas de saúde pública e ambiental, ocasionando principalmente a proliferação de zoonoses, ataques a pedestres e condutores devido à agressividade dos animais abandonados.

Como prevenir o abandono?

A informação é a forma mais simples do cambante. Animais não são descartáveis, pet não é presente de natal.

Eles sentem, fome, frio, sede, precisam de tempo para brincar e gastar energia, todas essas coisas precisam ser pensadas antes de adotar um animal. Além disso, podem precisar de cuidados extras como: remédio, consultas e até mesmo uma alimentação específica.

Uma rotina é importante para a saúde do animal, portanto, adotar exige uma grande responsabilidade para não ocorrer abandono futuros.

Por fim, é necessário ter entendimento sobre a rotina com o animal e comprometimento com a saúde do mesmo. Por isso, não deixe de falar sobre a campanha “Dezembro Verde” e lute contra o abandono.

VEJA TAMBÉM: Redes sociais ampliam o alcance do mundo pet gerando novos influenciadores

 

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo