BarretosSaúde

Saúde na Escola: Prefeitura entrega óculos para crianças da rede municipal de ensino

Alunos de 25 escolas municipais passaram teste de acuidade visual

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, entrega de 48 óculos para crianças que residem no município e estudam na rede municipal de ensino, em Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

 

A ação é desenvolvida por meio do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, em que escolas são pactuadas com o Ministério da Saúde.

A Prefeita Paula Lemos celebrou a entrega. “Em nossa gestão, ampliamos para 25 o número de unidades escolares contempladas. É imensa minha felicidade em ver essas crianças recebendo óculos, que vão permitir que elas enxerguem melhor na escola, em suas atividades em casa, que consigam ver bem as pessoas, olhar o mundo de uma nova maneira”, destacou Paula.

Identificando quem precisa
O programa contempla crianças de zero a 11 anos. Nas escolas em que é executado, equipes técnicas de Estratégia de Saúde da Família aplicam em todas as crianças dessa faixa o teste Snellen, que avalia a acuidade visual. A partir dos resultados observados pelos agentes, 275 alunos apresentaram necessidade de avaliação por oftalmologista e foram encaminhados para consulta no ARE I (Postão). Para 48 alunos, foi constatada a necessidade de usar óculos. O município empenhou R$ 10.125,00 para adquiri-los.
Crianças atendidas
Na ação, acabaram contempladas crianças nascidas na cidade e as que vieram morar em Barretos. “Eu não enxergava nada”, relatou, em espanhol, Edgar Antonio Yorge, 10 anos, sobre a dificuldade para acompanhar o que era ensinado em sala de aula. O menino acredita que agora sua relação com a escola será outra. Sua mãe, Paola Yorge, comentou que ele gosta bastante de desenhar e contou que o filho não havia mais passado por oftalmologista depois que se mudaram da Bolívia para Barretos em junho de 2021.
Com o programa, foi identificada na escola a necessidade de nova avaliação oftalmológica. “Ele usava os óculos antigos, mas já não prestavam mais porque havia evoluído para a necessidade de um novo grau. Então não conseguia ficar muito atento em sala de aula, sentia dor, estava muita difícil para ele. Estou muito feliz agora que ele recebeu a ajuda da prefeitura e vai poder enxergar com mais tranquilidade”, disse.
Teve outro Edgar recebendo óculos nesta semana: “Eu não conseguia ler direito e agora parece que as letras ficaram maiores”, afirmou Edgar Thiago Ramos, de 8 anos. O menino disse que vai tirar o óculos na hora de jogar futebol na escola, para não correr o risco de quebrar, mas pretende sempre usar em sala de aula. Sua mãe, Driele Adão, contou que o filho já é bom de notas na escola e espera que agora, eliminada a dificuldade da visão, ele tome ainda mais gosto pelos estudos. “Os óculos para ele são mais para estudar e para a hora que está em frente de uma tela”, ressaltou.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo