Saúde

Alzheimer: hobby pode manter a doença sob controle

Especialistas dizem que atividades de passatempo podem manter o controle da demência

O hobby pode manter a mente ocupada, com isso pode fornecer uma defesa contra a falta de memória, uma condição do Alzheimer. Manter um passatempo é uma válvula de escape também para quem tem um cotidiano agitado.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm Alzheimer e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Manter um hobby ou passatempo, pode ajudar de maneira positiva para quem tem à doença, através dos benefícios como: estimulação cognitiva, trabalhar a memória e a criatividade.

Entre as atividades de leitura, jogo da memória, sudoku, quebra-cabeça, dominó, caça-palavras e jogo das diferenças, contribui com a memória. Outro ponto é relembrar o que foi feito ao longo do dia.

Embora ainda não exista uma maneira de cura, a família tem um papel importante para desenvolvimento saudável do indivíduo.

Como o Alzheimer compromete a capacidade cognitiva e a funcionalidade à medida que ocorre a progressão do quadro, as atividades relacionadas ao autocuidado e à administração da vida doméstica podem exigir supervisão.

A presença da família é fundamental, oferecendo auxílio no dia a dia. O responsável deve, por exemplo, prestar atenção à dieta, garantir que haja interação com amigos e familiares e fazer visitas regulares ao médico.

VEJA TAMBÉM: Encefalopatia crônica: entenda como a doença se tornou uma preocupação no futebol

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo