O que esperar do primeiro clássico San-São de 2023?
O duelo entre dois dos clubes mais importantes do Brasil promete e pode definir o futuro do Santos no Campeonato Paulista
O clássico está marcado para este domingo (12) às 19:00, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o popular Morumbi, portanto o mando é do São Paulo. O confronto já foi realizado no estádio 105 vezes. A vantagem de vitórias é do time do Tricolor, são 52 triunfos contra apenas 26 do Santos, contando com 27 empates.
Atualmente, o time da Baixada Santista vive péssima fase e passa por uma crise financeira. No Campeonato Paulista são sete jogos, duas vitórias, três empates e duas derrotas, o que deixa a torcida preocupada e descontente, chegando a pedir demissão do técnico recém-contratado, Odair Hellmann. Já o São Paulo vive uma fase diferente, possui a melhor campanha do grupo B do Paulistão, tendo três vitórias, dois empates e duas derrotas em sete jogos. Porém, mesmo com a boa campanha, o torcedor não está empolgado. As novas contratações não agradaram a torcida, que queria nomes de peso para reforçar o time.
O jogo tem de tudo para ser um duelo bem acirrado, pois ambos times estão com o intuito de se provar para própria torcida. O São Paulo contará com o estádio lotado impulsionando os jogadores. Como destaques na partida, teremos Luciano, o novo camisa 10 do Tricolor, que vem jogando em uma posição diferente do ano passado, ele se tornou o armador do time. No Santos, o maior destaque vai para Lucas Lima, já conhecido pela torcida por conta de uma longa passagem pelo clube entre 2014 e 2017. O jogador foi anunciado na terça-feira (7), com um contrato de produtividade até o mês de Maio, fontes revelam que o jogador será dono do menor salário do elenco, porém, caso atinja as metas, o valor aumentará em cinco vezes.
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, terá dificuldades para escalar o time para o clássico. São muitos desfalques, principalmente por conta das recentes lesões. Além dos desfalques, Ceni terá a pressão da torcida sobre ele, já que o Tricolor foi derrotado de virada, após uma péssima atuação, contra o Red Bull Bragantino na quarta-feira (8). O time da capital ainda não somou nenhuma vitória em clássicos no ano de 2023, empatou fora de casa com o Palmeiras e foi derrotado pelo Corinthians, em pleno Morumbi. Rogério Ceni terá que achar uma formação que prove o favoritismo do São Paulo em campo, por mais que o elenco não esteja convencendo seus torcedores, a situação é melhor do que a do clube comandado por Odair Hellmann, como já citado anteriormente. O técnico do Peixe precisará fazer mágica para voltar para casa com os três pontos. A situação do elenco é péssima e o clube não consegue trazer reforços. Isso gera revolta no torcedor, que realiza protestos antes, durante e após os jogos do Santos.
LEIA TAMBÉM: Santos volta a vencer no Paulistão após cinco rodadas