Lula encontra com Joe Biden e marca volta da relação entre Brasil e EUA
Estados Unidos confirma contribuir com o Fundo Amazônia
O encontro era para ser de uma hora, mas os presidentes e os outros integrantes de ambos governos tiveram um papo que durou o dobro. Lula teve uma reunião com Joe Biden que marcou o retorno entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.
Entre os destaques, Biden sinalizou o desejo de apontar US$ 50 milhões para Fundo Amazônia, ainda prometeu incentivar outras nações do G7 a investirem. O valor apontado foi menor do que o esperado.
O presidente Lula defendeu a criação de um grupo de mediadores para negociar o fim da Guerra da Ucrânia. Outro tema na conversa foi a invasão do Capitólio, referente aos apoiadores de Donald Trump, e Brasília no dia 8 de janeiro, com apoiadores de Bolsonaro. Ambos defenderam a democracia, enfatizando a importância de não deixar voltar a acontecer esse tipo de invasão.
O atual presidente, ainda pediu para o Biden reavaliar a relação com Cuba e Venezuela, em referência às sanções dos EUA aos dois países. Estiveram em pauta a igualdade social, racial, energia limpa e a questão climática.
Depois do encontro, Lula afirmou à imprensa que o Brasil volta ao cenário mundial usando sua potência política.
VEJA TAMBÉM: Lula fala sobre nova moeda Latino-Americana em encontro com Presidente da Argentina