Mortos nas fortes chuvas do Litoral chegam a 48 e governador de SP anuncia novas medidas
Quase 60 pessoas estão desaparecidas e buscas chegam ao quarto dia
Chegou ao quarto dia as buscas por 57 pessoas desaparecidas após o temporal que assolou o Litoral Norte de São Paulo no último final de semana. O número de mortes também subiu e agora está em 48, sendo 47 óbitos em São Sebastião e uma em Ubatuba.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Sebastião e falou sobre o andamento das buscas. “Esse numero de desaparecidos pode flutuar, pode ser que a gente encontre mais gente, menos gente”, afirma Tarcísio.
Os trabalhos de buscas acontecem especialmente em bairros da costa sul da cidade de São Sebastião, como a Vila do Sahy, área que concentra a maioria das vítimas da tragédia, e Juquehy.
Na terça-feira voltou a chover forte em São Sebastião e as buscas chegaram a ser suspensas momentaneamente por questões de segurança devido ao risco de novos deslizamentos de terra.
Os trabalhos foram retomados a partir das 22h e seguiram pela madrugada, diferente do que aconteceu nos primeiros dias, quando em alguns pontos não havia luz para que a continuidade das buscas nos locais afetados.
Ações
Tarcísio de Freitas disse que acionou a Justiça para conseguir autorização para retirar as famílias de casas que estão em áreas de risco no Litoral Norte.
A remoção compulsória, entretanto, segundo ele, será feita em último caso. “A gente vai tentar convencer, vamos usar todos os argumentos, vamos tentar acolher, vamos tentar mostrar que eles vão ser abrigados, vamos mostrar que a gente vai proteger o patrimônio, que a gente vai garantir a segurança e, em último caso, a gente vai fazer a remoção compulsória”.
“A gente está tendo uma dificuldade muito grande de convencimento. Ontem trouxemos 80 policiais do Choque para cá pra fazer policiamento e impedir saques. Hoje vão chegar mais 300 PMs pra reforçar a segurança e impedir saques. À noite nós ingressamos com uma ação na Justiça para que a Justiça nos permitisse fazer, em último caso, a remoção das pessoas que estão em residência em área de risco”, afirmou o governador.
Tarcísio também confirmou que o abastecimento de água foi 100% restabelecido em São Sebastião. A informação havia sido divulgada mais cedo pela Sabesp.
Buscas na Rio-Santos
Equipes da Defesa Civil vão fazer buscas nesta quarta-feira (22) no ponto de bloqueio total da Rio-Santos, na altura da Praia Preta, onde há carros soterrados, segundo informou o tenente-coronel Hengel Ricardo, responsável pelas operações no Litoral Norte, em entrevista ao Bom Dia SP, da TV Globo.
“Ainda estamos com o ponto de interrupção na Praia Preta, em Juquehy. Estamos mandando uma equipe de busca hoje porque há carro soterrado nessa região. Tem a preocupação se ainda está com vitima lá, muitas vezes pode ter sido surpreendido na hora que estava passando pela estrada”, explicou o tenente-coronel.
Outro alerta que o governador Tarcísio de Freitas fez, foi sobre a onda de saques de doações que estão ocorrendo na região. Ele não deu informações mais detalhadas sobre quais áreas estão sendo saqueadas ou quem são os saqueadores. Tarcísio afirma, no entanto, que colocou o batalhão de choque para controlar a situação e evitar novos roubos.