Saúde

Cientistas anunciam quinto caso de cura da AIDS

Homem de 53 anos recebeu doação de uma pessoa com uma rara mutação genética; tratamento ainda é considerado arriscado

Um estudo publicado na revista Nature Medicine informou que um quinto paciente com HIV conseguiu ser curado após um transplante de células-tronco, e que nenhum traço do vírus da Aids permanece em seu corpo.

Antes do caso deste “paciente de Düsseldorf” (Alemanha Ocidental), um homem de 53 anos, e outros quatro pacientes com HIV conseguiram ser curados, o primeiro deles em Berlim, em 2009, e o segundo em Londres, em 2019, o terceiro foi uma mulher em 2022 e o quarto um homem de 66 anos, também em 2022.

Segundo o consórcio internacional, o quinto paciente havia recebido um transplante de células-tronco como parte do tratamento para leucemia.

Após esta operação, ele conseguiu interromper o tratamento que fazia contra o HIV. Nas análises que fizeram, não encontraram vestígios de partículas virais, reservas virais ou resposta imune contra o vírus.

Os cinco pacientes que conseguiram a cura definitiva da Aids têm o mesmo ponto em comum: todos sofriam de câncer no sangue e por isso foram tratados com um transplante de células-tronco, que renovou profundamente seu sistema imunológico.

Embora esses casos dêem aos cientistas a esperança de encontrar uma cura para a Aids, o transplante de células-tronco é um tratamento arriscado e não adaptado à situação da maioria dos pacientes com HIV.

Nos cinco casos, o doador tinha uma rara mutação no gene CCR5, uma alteração genética que impede o HIV de entrar nas células.