Climatologia

Sobe para 57 o número de mortos no Litoral Norte e vice-presidente Geraldo Alckmin acompanha os trabalhos

Até o momento 57 pessoas morreram na tragédia

Subiu para 57, o número de mortos pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo. As buscas pelas demais vítimas de desaparecidos continuam e neste sábado (25), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) veio à São Sebastião acompanhar os trabalhos.

De acordo com o Governo de São Paulo, das 57 mortes, 56 foram em São Sebastião e uma em Ubatuba. Até o momento foram identificados 47 corpos e liberados para o sepultamento: 16 homens adultos, 16 mulheres adultas e 15 crianças.

Já a Secretaria de Estado da Saúde informa que há 15 pessoas internadas no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba. O estado de saúde delas é estável. No total, 21 adultos e seis crianças foram atendidos no local, sendo que oito delas receberam alta hospitalar. O governo também contabiliza 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados na região do litoral norte de São Paulo.

Na sexta-feira (24), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos visitou a reserva indígena Rio Silveira, em São Sebastião, na praia de Boraceia, área que também foi afetada pelos temporais.

“Visitamos essa reserva indígena para prestar a nossa solidariedade e verificar se os mantimentos estão chegando. Vamos trabalhar na construção de uma nova ponte de concreto, reformar os prédios e levar equipamentos para reforçar o trabalho da comunidade. Continuaremos prestando todo o auxílio aos povos originários de Boraceia e do estado”, afirmou Tarcísio.

Geraldo Alckmin

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, desembarcou no sábado (25) em São Sebastião. Ele veio à cidade do Litoral Norte de São Paulo para ver as áreas atingidas pelo temporal que devastou a cidade no último domingo (19), além de visitar os locais de assistência às vítimas.

Alckmin também visitará o navio-aeródromo multipróposito Atlântico, da Marinha, que está ancorado no cais de São Sebastião. A embarcação vem prestando assistência humanitária na região, além de ajudar nas ações da Defesa Civil.

O vice-presidente participa de reunião de trabalho organizada pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), no teatro da cidade. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participa desse encontro. Ele também fará um sobrevoo das áreas atingidas, acompanhado do prefeito Felipe Augusto e outras autoridades.

Ministério Público

O Ministério Público Federal (MPF) informou hoje que instaurou procedimento administrativo para acompanhar as providências da União e do município de São Sebastião (SP) para garantir o direito à moradia das vítimas e das famílias que ainda estejam em área de risco.

“Há grande número de pessoas desabrigadas e outras que ainda vivem em áreas de risco, cujo direito à moradia digna deve ser garantido”, destacou a procuradora da República em Caraguatatuba Maria Rezende Capucci.

Desapropriação

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta sexta-feira um decreto declarando de utilidade pública um terreno particular, de 10 mil metros quadrados, na Barra do Sahy, em São Sebastião. O local foi um dos que mais sofreu danos em razão das fortes chuvas do último domingo. O decreto será publicado na edição deste sábado no Diário Oficial do Estado.

A medida também autoriza a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) a fazer a desapropriação do terreno para construção de casas para moradores das áreas afetadas.

LEIA TAMBÉM

Polícia Ambiental resgata famílias ilhadas em São Sebastião

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo