BarretosMeio Ambiente
Secretaria da Saúde planeja ação descentralizada de vacinação antirrábica em cães e gatos
Assunto foi discutido em reunião com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar para a população
Centro Veterinário São Francisco de Assis, da Secretaria Municipal de Saúde, em Barretos, prepara ações descentralizadas de vacinação antirrábica em cães e gatos.
Administração municipal pretende disponibilizar, em ações eventuais, a oportunidade de a população vacinar seus cães e gatos em locais mais próximos de suas residências.
Vacinação permanente no Centro Veterinário
Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identidade do tutor e comprovante de endereço, além da carteira de vacinação do animal, se possui-la. O Centro Veterinário funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Ibirapuera, 177 – Bairro City Barretos, e a vacinação antirrábica é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.
A vacina, atualizada a cada 12 meses, protege cães e gatos contra a raiva canina e contra a raiva transmitida pelos morcegos. Giancarlo observou que o último caso em humano de raiva transmitida por morcego foi em 2018.
Orientação à população quanto aos morcegos
“Se o munícipe encontrar um morcego morto na rua ou em seu quintal, ele deve ser levado ao Centro Veterinário para que seja encaminhado para exame. É importante detectar se o animal está contaminado com a raiva”, relatou o médico veterinário Giancarlo Martinezzi.
VEJA TAMBÉM: Aluno é apreendido com drogas na sala de aula