Saúde

Câncer de boca também afeta quem não fuma?

O tabagismo aumenta em até 20 vezes o risco de câncer de boca, mas o tumor também pode afetar pessoas que nunca fumaram

O câncer de boca ou cavidade oral afeta lábios e o interior da boca, como língua, gengiva, bochechas e o céu da boca. Apesar dos fumantes assíduos do cigarro, que representam 90% dos casos de câncer de boca e têm 20 vezes mais chances de desenvolverem a doença, ainda existem os casos entre os não fumantes. Quanto maior o consumo, maior o risco.

 

No entanto, as pessoas que são chamadas de ‘fumantes passivas’, são as que não fumam, mas convivem com fumantes, também correm o risco de desenvolver a doença. Além disso, os tumores na boca, são o tipo mais comum de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.

 

O médico cirurgião especialista em cabeça e pescoço, Dr. Rogério Dedivitis, explica que além do cigarro, o câncer de boca também pode ser causado por: “Falta de higiene bucal e próteses dentárias mal adaptadas. É necessário manter a saúde bucal em dia e realizar os exames de rotina para diagnosticar alterações no estágio inicial. Mas uso abusivo do cigarro e do álcool ainda são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca”.

 

Dr. Rogério Dedivitis destaca ainda que “Os sintomas mais comuns da doença são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca ou mucosa, nódulos e caroços no pescoço”.
Dados INCA (Instituto Nacional do Câncer): É o 4º tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. No triênio 2020-2022 foram registrados cerca de 11.180 casos em homens e 4.010 em mulheres.

 

Prevenção: Evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, manter boa higiene oral, ingerir alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos e manter relação sexual protegida para evitar infecção pelo HPV.

VEJA TAMBÉM:  Março Lilás: mês voltado ao combate de câncer no colo de útero

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo