Cultura e MúsicaEntretenimentoOlímpia

Olímpia apresenta Festival do Folclore para nova gestão da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

O encontro ocorreu na capital paulista por intermédio do deputado estadual, Carlão Pignatari (PSDB), que também esteve presente

Um dos maiores Festivais de Folclore do país que, ininterruptamente, caminha para sua 59ª edição na Estância Turística de Olímpia foi apresentado na manhã desta quinta-feira, dia 20, para a nova secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Marília Marton.

 

Durante a agenda, o prefeito Fernando Cunha, acompanhado da secretária de Turismo e Cultura de Olímpia, Priscila Foresti (Guegué), relatou à Marília os desafios da maior e mais tradicional festa do município que reúne a cultura popular de todo o país. No último ano, o Estado auxiliou o evento com recursos dos programas Amigos da Cultura e também o ProAC. A estimativa de investimentos no Folclore ultrapassam R$ 2 milhões neste ano.

 

Em 2023, o Festival do Folclore será realizado de 05 a 13 de agosto, homenageando o Grupo Folclórico Parafusos, de Lagarto-SE, um dos mais antigos e tradicionais do festival e único do gênero no país. A programação do festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.

 

Na ocasião, os representantes olimpienses aproveitaram ainda para convidar a secretária a participar do festival, com o intuito de conhecer a dimensão e a importância da festa para a preservação da cultura popular brasileira. O encontro também contou com a presença da secretária municipal de Cultura de Votuporanga, Janaína Silva, que apresentou ao Estado, o FLIV – Festival Literário de Votuporanga, evento que está em sua 12ª edição e reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura. O secretário executivo da pasta, Marcelo Assis, e a assessor técnico de gabinete da secretaria, Wagner Hanashiro, acompanharam a reunião.

 

Além do Fefol, a comitiva de Olímpia também expôs aos gestores estaduais os equipamentos públicos culturais que o município dispõe para visitação de olimpienses e turistas. Sugestões de novas parcerias com os museus do Folclore e de Arte Sacra e Diversidade Religiosa também foram propostas, além do pedido de auxílio nas atividades e exposições da ECO – a Estação Cultural de Olímpia, com o objetivo de enriquecer o acervo dos atrativos e fomentar o amplo acesso gratuito à arte e à cultura.

 

Segundo o prefeito Fernando Cunha, o trabalho de gestão junto aos novos governos fortalece a representatividade de Olímpia no cenário estadual, visando estabelecer novas parcerias e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura promove palestra para pais e alunos como parte das ações para o aumento da segurança nas escolas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo