

A Campanha de Vacinação contra a Influenza prevê que até o dia 31 de maio, serão vacinados diversos grupos de pessoas, incluindo crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, indivíduos com doenças crônicas, portadores de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A meta é vacinar 90% desses grupos elegíveis. Cronograma na tabela em anexo.
IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO
Se vacinar contra a influenza (gripe) é importante principalmente porque há várias mutações do vírus influenza e, a cada ano é desenvolvida uma nova vacina para combater as mutações mais recentes. Tomar a vacina ajuda a prevenir a infecção pelo vírus influenza, e caso ocorra infecção, a vacina ajuda a diminuir a gravidade da doença e a evitar complicações sérias, como pneumonia e morte.
Além disso, a vacina também ajuda a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas, especialmente aquelas com sistema imunológico mais frágil, que podem ter maiores dificuldades em combater a doença.
A composição da vacina contra influenza é definida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), baseando-se em informações dos laboratórios de referência sobre as cepas circulantes. A OMS recomenda a composição da vacina no segundo semestre do ano, para proteger as pessoas contra a influenza durante o inverno do Hemisfério Sul.
VEJA TAMBÉM: 53ª Expo Agropecuária Barretos segue até domingo