Ação SocialBarretos
Prefeitura mobiliza secretarias e acolhe homem idoso que teve a casa incendiada
O homem passa a ser assistido pelo Programa Vida Longa
Um homem idoso foi acolhido pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em uma das 28 moradias do Programa Vida Longa. O acolhimento ocorreu a partir de uma ação integrada que envolveu também a Secretaria Municipal de Defesa Civil e o Fundo Social de Solidariedade, além do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
No início da madrugada de segunda-feira, 15, a casa em que o homem de 73 anos residia na Avenida 9 no centro sofreu incêndio. O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas e a Polícia Militar isolou a área. Seguindo o protocolo estabelecido na cidade, a Defesa Civil foi acionada para avaliar a necessidade de interdição do imóvel. “Neste caso, a Defesa Civil identificou risco e ele não pode continuar na casa, uma vez que grande parte do imóvel foi comprometida. Foi então indicada a retirada dele”, afirma o coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo Maia.
Diante da situação, a Defesa Civil fez contato com a Secretaria Municipal de Obras e um engenheiro civil foi ao local a fim de emitir um laudo sobre a situação da casa. Na ação integrada promovida pela Prefeitura entre as pastas para prestar o atendimento necessário ao munícipe foram chamados também o Fundo Social de Solidariedade, que destinou uma cesta básica, e a Assistência Social.
Acolhimento imediato
Ana Lívia Musa, gerente de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, explicou que foi possível providenciar rapidamente um direcionamento para ele. “Felizmente, havia uma vaga aberta no Vida Longa neste momento e esse homem idoso atende os critérios para morar no condomínio. Diante desse agravo da casa em que ele vivia ficar condenada em função do incêndio, a Assistência Social se inseriu nesse trabalho em conjunto com outros serviços municipais e providenciamos o acolhimento imediato dele no Vida Longa”, ressaltou.
Pessoas envolvidas na ação, como os membros da Defesa Civil, solidarizaram-se com a situação e, unidos, realizaram a doação de enxoval para o homem levar para sua nova moradia.
VEJA TAMBÉM: Incêndio destrói ambulância e atinge área de mata