BarretosMeio Ambiente

Prefeitura de Barretos alerta para início do período de Vazio Sanitário da cultura

Até o dia 15 de setembro, o plantio da cultura está suspenso no Estado; medida sanitária visa a proteção contra a ‘ferrugem asiática´

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está divulgando um importante aviso aos produtores do município. Desde o dia 15 de maio teve início o período de Vazio Sanitário da cultura da soja, com duração de 90 dias até o dia 15 de setembro.

A medida, conforme a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem como objetivo principal reduzir o potencial de contaminação pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ‘ferrugem’ asiática da soja, visando minimizar os impactos na próxima safra.

De acordo com a CDA, o Vazio Sanitário faz parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através da Portaria nº 306, de 13 de maio de 2021. No Estado de São Paulo, a Resolução SAA nº. 59, de 11 de setembro de 2022, determina o período do Vazio Sanitário (de 15 de junho a 15 de setembro).

Durante esse período, os produtores não podem realizar o plantio da cultura, exceto para produção de sementes ou fins experimentais, desde que previamente autorizados pela CDA. Além disso, é responsabilidade dos produtores eliminar as plantas voluntárias de soja, conhecidas como guaxas ou tigueras, por meio de medidas químicas ou mecânicas.

A engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcela Yada, destaca a importância da colaboração dos agricultores barretenses. Ela reforça que cumprir o Vazio Sanitário é uma das principais medidas para o controle da ‘ferrugem asiática’, e o sucesso depende do esforço conjunto.

Para auxiliar os produtores e esclarecer dúvidas, a regional da Defesa Agropecuária em Barretos, localizada na Rua Quatro, nº. 966, está disponível. Além disso, é importante ressaltar que todos os produtores de soja devem cadastrar as informações sobre a semeadura no GEDAVE, sistema informatizado da SAA-SP, em até 15 dias após concluírem a semeadura. O período de semeadura no Estado de São Paulo é de 16 de setembro a 31 de dezembro.

No link https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/?/vazio-sanitario-para-controle-de-ferrugem-asiatica-da-soja/&cod=94, é possível obter mais informações sobre o Vazio Sanitário e solicitar exceções para a semeadura de soja fora do calendário, além de acessar detalhes das resoluções relacionadas à cultura.

LEIA MAIS

Suspeito de abuso sexual contra menor é preso em Barretos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo