BarretosCultura

1ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Barretos reúne cerca de mil pessoas

O evento foi realizado pelo Coletivo Pajubá das Cores, contemplado em edital do Governo do Estado voltado à realização de ações que promovem o respeito à diversidade em cidades paulistas, e contou com o apoio da Prefeitura

A 1ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Estância Turística de Barretos foi realizada neste domingo, dia 3. Com o tema “Nós Existimos”, o evento organizado pelo Coletivo Pajubá das Cores estendeu pela tarde e noite até cerca de 22h e reuniu aproximadamente mil pessoas.

Os participantes fizeram o percurso da sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida 15, até a Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves”, onde foram realizados shows, apresentações, serviços de saúde, feira de exposições e comercialização de artesanato e de alimentos.

Casa Rosa presente no evento

Por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu, no trailer da saúde, ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A equipe da Casa Rosa realizou, gratuitamente, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Ao todo, foram feitas 172 testagens e distribuídos autotestes para HIV, que a pessoa realiza posteriormente em casa, além de 1.440 preservativos masculino e 500 sachês de gel lubrificante, que também tem função entre as medidas de prevenção combinada. Foram entregues ainda folders educativos e orientação sobre as ISTs e a profilaxia preventiva para HIV (PREP). “Ficamos surpresos com a procura.

Ao longo de todo o evento, o movimento foi constante no Trailer da Saúde, com muita procura por informação sobre prevenção e testagens”, destacou a coordenadora do Programa, Cecília de Assis Marques dos Reis.

Prevenção também na Festa do Peão

Na segunda quinzena de agosto, a equipe da Casa Rosa entrou em ação na Festa do Peão. Ao longo dos dias da Festa, o Programa Municipal IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais distribuiu dentro do Parque do Peão 60.240 preservativos masculinos, 1.200 femininos e 7 mil unidades de gel lubrificante. Na Festa do Peão, foram realizadas 420 testagens.

Em ambos os eventos, pacientes que testaram positivo na triagem para sífilis receberam encaminhamento para realizar teste de confirmação em UBS. Cecília lembra que quando o paciente já teve sífilis anteriormente o teste rápido tende a ser sempre positivo, sendo necessário teste de confirmação para apontar se há nova infecção e necessidade de tratamento ou apenas histórico de infecção anterior já tratada.

LEIA MAIS

Prefeitura de Guaíra conquista uma creche do governo estadual

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo