Ação SocialBarretosSaúde

Sala de Perucas da AVCC devolve a autoestima aos pacientes do Hospital de Amor

O local é preparado para acolher os pacientes em tratamento de câncer

Fios que transformam vidas, é uma das premissas trabalhadas pela AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Barretos que doa e empresta próteses capilares para mulheres, homens e crianças que perdem os cabelos durante o tratamento oncológico no Hospital de Amor de Barretos/SP.

Desde 2019, a instituição barretense conta com a ‘Sala das Perucas’, um local preparado para acolher os pacientes com segurança e conforto, oferecendo diversos modelos de perucas, de diferentes cores e estilos. Neste mês a sala está em novo espaço, maior e com mais privacidade, para dar mais qualidade ao trabalho voluntário ali desenvolvido.

Ali dentro também existem acessórios para composição com as próteses capilares como lenços, chapéus, presilhas, faixas, tiaras, entre outros.

A sala também abriga as mechas de cabelos doadas pelos visitantes, mechas que são entregues a empresa “Fio da Alegria”, de São Paulo, que numa parceria com a AVCC, confecciona gratuitamente as novas próteses capilares com cabelos naturais.

As perucas são emprestadas aos pacientes, mas enquanto estivem com eles podem ser adaptadas ao rosto de cada um, com cortes e tinturas. Devolvida após o tratamento, quando os cabelos naturais voltam a crescer, são disponibilizadas a outras pessoas.

Maria Luiza Ferreira é voluntária há seis anos na AVCC , ela atua em várias frentes da instituição, inclusive na ‘Sala das Perucas’. A voluntária conta que cada paciente que chega até a Associação em busca de uma prótese capilar recebe atendimento individual.

“Trabalhamos em prol do paciente, eu recebo doações das mechas de cabelos, guardo os fios em um local adequado, realizo atendimento a pessoa que está buscando uma prótese capilar. Nesta situação, é de praxe conversarmos muito com ela ou ele, pois também recebemos homens, para entender a personalidade da pessoa, e definirmos juntos qual o melhor modelo de prótese que combine e ofereça autoestima e conforto”, explicou a voluntária Maria Luiza.

Ainda de acordo com a voluntária da AVCC Barretos, “devolver a autoestima aos pacientes é algo gratificante, uma sensação maravilhosa, é emocionante. Além disso, depois receber um carinho, um abraço de agradecimento, é algo que não tem preço”, finalizou.

LEIA MAIS

Vagas temporárias 2023: como atender a demanda do varejo no fim de ano?
Denúncias de imagens de abuso sexual infantil na internet crescem 84%

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo