BarretosMeio Ambiente

Estância Turística de Barretos é premiada no programa Município VerdeAzul

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Graça Lemos, representou a Prefeitura na premiação no Palácio dos Bandeirantes

A Estância Turística de Barretos foi premiada com a qualificação I no Programa Município VerdeAzul 2022/2023, ficando na 33ª colocação entre os municípios de 100 mil a 400 mil habitantes.

Barretos obteve 66 pontos relacionados às dez diretrizes norteadoras do programa: governança ambiental, uso do solo, educação ambiental, esgoto coletado e tratado, gestão das águas, qualidade do ar, avanços na sustentabilidade, arborização urbana, biodiversidade e resíduos sólidos. Nesta edição, 280 municípios atingiram pontuação para premiação, entre os 412 participantes.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) realizou premiações nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos e de acordo com o número de habitantes de cada município.

A iniciativa

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) é uma iniciativa Estadual coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL). Foi lançado em 2007 com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades de São Paulo, auxiliando-as na elaboração de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

O PMVA busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. “Transformar a sustentabilidade em plano, em ação, é o nosso grande desafio. E em um programa de incentivo, um município acaba estimulando o outro a melhorar a performance e os parâmetros de governança ambiental”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, na solenidade.

A Secretaria estadual ressalta que, além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados recebem um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.

A engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Dra. Marcela Yada também esteve presente na cerimônia na sede do governo do Estado. Ela é a interlocutora do programa no município, participando da articulação com as diferentes secretarias municipais a fim de promover a evolução constante de Barretos no cumprimento das diretrizes do PMVA.

LEIA MAIS

VÍDEO – Mulher invade hospital após transportar irmã no porta-malas

Ministério da Saúde avança na inclusão da vacina da dengue no SUS

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo