A venezuelana Mirelis Diaz Zerpa, esposa do conhecido “Faraó dos Bitcoins”, Glaidson Acácio dos Santos, foi presa nos Estados Unidos. A prisão ocorreu, na quarta-feira (24), devido à permanência ilegal no país, conforme informou a Polícia Federal brasileira, que contou com a colaboração das autoridades americanas para efetuar a detenção.
Mirelis estava sendo considerada foragida da Justiça brasileira desde 2021, quando seu marido foi preso na Operação Kryptos. No Brasil, ela enfrenta um mandado de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A defesa de Mirelis alega que a prisão nos EUA ocorreu devido a uma irregularidade formal no visto, e classifica o decreto de prisão no Brasil como “ilegal”. Os advogados afirmam que ela obteve um habeas corpus no final de dezembro, não apreciado devido ao recesso.
A venezuelana era proprietária de uma empresa de consultoria em Cabo Frio (RJ), envolvida em contratos de prestação de serviços de investimento em bitcoin sem autorização do governo. A investigação da PF apontou que o casal movimentou cerca de R$ 38 bilhões ao longo de seis anos, constituindo uma “extensa rede para lavagem de dinheiro”. A prisão nos EUA acrescenta mais um capítulo a essa trama envolvendo o “Faraó dos Bitcoins” e sua esposa.
LEIA MAIS
Equipe médica atualiza situação de Vanessa Lopes
Constância marca o mandato de Rosana Valle no Congresso Nacional