Novo Aeroporto Internacional em Olímpia ganha aprovação para início das obras
Estância Turística de Olímpia se prepara para receber o maior projeto do Governo Federal no interior de São Paulo nos próximos dois anos

Considerado um marco no desenvolvimento regional, o Aeroporto Internacional do Norte Paulista, projeto ambicioso do Governo Federal, avança nas negociações para o início das obras. Em recente visita a Brasília, o Prefeito Fernando Cunha reuniu-se no Palácio do Planalto com o Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para alinhar o convênio que será assinado até o início de março, marcando o início do maior empreendimento da região.
A expectativa é que a assinatura do convênio seja celebrada em um ato oficial na área destinada ao novo aeroporto, a 20 quilômetros de Olímpia, proporcionando acessibilidade por diferentes rotas rodoviárias. A infraestrutura, localizada na Estrada Municipal Diógenes Breda Filho, a 4 quilômetros da Rodovia Assis Chateaubriand e a 8 quilômetros da Vicinal Natal Breda, foi estrategicamente escolhida para facilitar o acesso.
Durante as reuniões em Brasília, o prefeito também se encontrou com diretores da Infraero, responsável pelo aporte de R$ 104 milhões destinados à implementação do projeto. Esse investimento assegura a continuidade dos recursos junto ao Governo, eliminando a necessidade de aporte municipal. O aeroporto será equipado com uma pista de 2.100 metros, com possibilidade de expansão para 2.500 metros, tornando-o apto a receber grandes aeronaves de carga.
A previsão otimista indica que as obras serão iniciadas até agosto, com a conclusão e inauguração do aeroporto esperadas para o primeiro semestre de 2026. Além da pista, o projeto inclui um pátio de aeronaves de 200 metros, capaz de taxiar simultaneamente até 6 aeronaves tipo boeing ou airbus. O aeroporto contará também com salas administrativas, operacionais, área de abastecimento e central do Corpo de Bombeiros, fortalecendo a infraestrutura turística de Olímpia.
O Aeroporto Internacional do Norte Paulista, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023, sob a coordenação dos deputados federais Antônio Carlos Rodrigues e Luiz Carlos Motta, consolida-se como um projeto estruturante que promete impulsionar o desenvolvimento regional. A capacidade para atender 1 milhão de passageiros por ano, quatro vezes maior que a previsão inicial, destaca-se, bem como o sistema avançado de controle de instrumentos de solo, garantindo operações seguras em diversas condições climáticas. Com o respaldo da Lei Orçamentária Anual de 2024, o aeroporto, quando concluído, representará um avanço significativo na logística de transporte de passageiros e cargas na região Norte Paulista.
LEIA MAIS
Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF
Militares são alvo de operação da Polícia Federal