PolíciaPolítica

STF proíbe desqualificação de mulheres vítimas de violência

Decisão unânime do Supremo Tribunal Federal visa combater a prática de utilizar elementos da vida sexual ou modo de vida das vítimas como forma de desqualificação

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão histórica e unânime no combate à violência contra a mulher. Ficou proibida a prática de desqualificação da mulher vítima de crimes sexuais ou de violência em audiências judiciais e investigações.

A desqualificação, caracterizada pelo uso de elementos que fazem referência à vida sexual da mulher ou seu modo de vida, não poderá mais ser utilizada como argumento das defesas de acusados de crimes sexuais. Além disso, policiais, promotores e juízes também estão proibidos de abordar esses pontos.

A decisão visa proteger a dignidade e integridade das mulheres que são vítimas de violência, impedindo que sejam revitimizadas no sistema judiciário. Os representantes dos órgãos do Estado têm o dever de atuar para impedir qualquer tipo de desqualificação, sob pena de responsabilização.

Essa medida é um passo importante no combate à cultura de culpabilização das vítimas e na garantia de um tratamento justo e respeitoso às mulheres que enfrentam situações de violência.

LEIA MAIS

VÍDEO – Famílias de Itupeva expõem problemas com tamanho dos uniformes escolares

Magazine Luiza abre vagas de emprego com benefícios atrativos 

*Entre em nosso grupo e receba diversas vagas por dia em seu celular*

https://chat.whatsapp.com/IZvl6ywXD9K5Zh7loxWKGE

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo