Educação

Férias e livros: oito dicas que irão surpreender

O conhecimento nunca tira férias, confira dicas de leitura para todas as idades

O aprendizado é o que há de mais significativo para um ser-humano, ainda mais quando relacionamos a tarefa ao lazer. O hábito de ler engaja, amadurece, traz o poder de escolha e de fala, qualidades importantes a serem estimuladas durante o ensino.

Diante disso, por que não fazer uma leitura prazerosa nessas férias? E para que os ávidos leitores não percam quais são as obras que estão em alta de acordo com a fase escolar, aqui está uma lista com oito dicas para crianças, jovens e adultos.

Pré-escola

–  Bichos de A a Z: aprender sobre a fauna é um processo extremamente prazeroso, e quando unimos incríveis poemas rimados e desenhos incríveis, fica mais fácil ainda. É esta a premissa desta obra do poeta George Gimenes, que desafiará às crianças a identificar e conhecer 26 animais de acordo com o alfabeto. (Tudo! Editora) (Onde encontrar: Amazon)

– 1,2,3 vamos contar: é com ilustrações coloridas e rimas divertidas que Maíra Lot Micales, autora de Cocô, Xixi e Pum, um dos mais vendidos livros sobre desfralde no país, facilita a memorização dos números para crianças em alfabetização. A forma lúdica e descontraída, com certeza, fará com que os pequenos saiam contando tudo por aí. (Editora: Caminho suave) (Onde encontrar: Amazon)

 

Ensino Fundamental

– Chama a Bebel: quando a protagonista, de apenas 15 anos, deixa a mãe e o avô no interior para morar com os tios na capital a fim de concluir os estudos, não imagina o que a espera. Além das escadas, um obstáculo diário para sua cadeira de rodas, ela precisa lidar com a saudade da família, comentários ásperos da tia e uma colega da classe que além de capacitista é filha do “dono da cidade” e rainha da razão. Logo de cara, Bebel mostra aos alunos e professores da nova escola que é uma líder nata e, quando o assunto é sustentabilidade e preservação do planeta, ninguém melhor do que ela, uma admiradora da ativista Greta Thunberg. (Citadel Grupo Editorial) (Onde encontrar: Amazon)

– Minha Enciclopédia dos Porquês: junto com o aprendizado, vem a temida fase dos “porquês”. Para facilitar a vida dos pais, estimular a leitura e a iniciativa de buscar suas soluções, Louise Vercors escreveu esta obra com respostas criativas e ilustradas. (VR Editora) (Onde encontrar: Amazon)

 

 

Ensino Médio

– As Sete Maravilhas do Ser Humano: esta aventura filosófica conduz jovens em jornada de transformação. O professor de filosofia Yuri Barcellos Galli criou um romance tem base na teoria da Constituição Septenária, conceito filosófico que ilustra a complexidade da natureza humana e demostra como diferentes aspectos da existência interagem entre si. Uma ótima obra de autoconhecimento para quem está na fase que provavelmente decidirá o resto de sua vida. (Hanoi Editora) (Onde encontrar: Hanoi)

– Opúsculo Humanitário: leitura obrigatória para o vestibular Fuvest 2026 a 2029, Nísia Floresta defende a importância da educação feminina. Afinal, para a autora, o desenvolvimento de uma nação estava intrinsecamente ligado ao papel que a mulher ocupava na sociedade. Da condição feminina na Antiguidade à situação brasileira do século XIX, a escritora traça um panorama histórico do lugar da mulher no âmbito social. (Editora: Via Leitura) (Onde encontrar: Amazon)

 

Faculdade

– O Livro secreto do Escritor: Não importa a área que seguir, escrever um livro irá levar a carreira a outro patamar. Nesta obra, a jornalista e CEO do Grupo LC, Lilian Cardoso, mergulha nos bastidores da literatura ao marketing digital; propõe exercícios para traçar a personalidade na escrita e marca pessoal; e todos os outros caminhos para chegar à publicação. Um verdadeiro guia de storytelling e uma aula completa do mercado literário. (Citadel Grupó Editorial) (Onde encontrar: Amazon)

– O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo: nesta obra de Adelmo Marcos Rossi, os leitores compreenderão como o escritor de “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881) fundou uma espécie de psicologia sob a forma de literatura. Enquanto Sigmund Freud foi fundamental para a área da ciência, a obra machadiana pode não ter criado esse instrumental, mas apresentou a psicologia e as tramas da mente por meio da ficção. Com um jeito divertido, irônico e incisivo de escrever, Machado de Assis analisou a sociedade, as emoções humanas e a complexidade da mente de uma forma tão profunda que ele nem sequer poderia imaginar quantos conceitos citados por ele seriam descobertos anos depois por Sigmund Freud. (Onde encontrar: Amazon)

LEIA MAIS

5 dicas de passeios diferentes para as férias escolares

5 séries e filmes para maratonar nas férias

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo